O Ministério Público de Rondônia (MP-RO) apresentou denúncia contra o pastor e psicólogo Aluizio Vidal, de 58 anos, por suspeitas de crimes sexuais cometidos contra mulheres no estado. Ele está preso preventivamente desde 15 de setembro e permanece detido.
Segundo o MP-RO, pelo menos oito mulheres procuraram o Núcleo de Atendimento às Vítimas (Navit) para relatar situações envolvendo o pastor. Após serem acolhidas, elas foram encaminhadas para atendimento especializado na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam).
As mulheres que procuraram as autoridades tinham vínculos com Aluizio em diferentes contextos. Parte delas frequentava a Igreja Presbiteriana Gileade, onde ele atuava como pastor, enquanto outras eram atendidas por ele profissionalmente em consultas de psicologia.
A investigação apura suspeitas de estupro, violação sexual mediante fraude e importunação sexual. A prisão preventiva foi determinada no âmbito de uma investigação conduzida com base na legislação de proteção à mulher.
A Polícia Civil informou que outras possíveis vítimas podem procurar a Deam para relatar situações semelhantes. O atendimento é realizado de maneira sigilosa e com acompanhamento especializado.
A defesa de Aluizio Vidal e a Igreja Presbiteriana Gileade foram procuradas, mas, conforme as informações divulgadas, optaram por não se manifestar sobre o caso.
As denúncias podem ser encaminhadas à Polícia Civil pelo 197, inclusive de forma anônima. O 180 também oferece atendimento e orientação às mulheres, enquanto o 190 deve ser acionado em situações de emergência.





















