O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) determinou a retirada de publicações que associavam o ex-prefeito de Primavera do Leste e candidato a deputado estadual Leonardo Bortolin (MDB) ao satanismo e a um suposto patrimônio milionário.
A decisão, assinada pelo juiz auxiliar da propaganda Flávio Fraga e Silva, atendeu a um pedido apresentado por Bortolin contra o ex-vereador e policial rodoviário federal Adriano Carvalho, conhecido como “Inspetor Adriano”.
O conteúdo publicado no Instagram utilizava imagens manipuladas por inteligência artificial para representar Bortolin dentro de um jatinho, acompanhado de bebida e fazendo um gesto associado ao chamado “sinal do chifre”. Uma das imagens também trazia simbologia ligada ao satanismo.
Para o magistrado, o material ultrapassou os limites da crítica política ao patrimônio do candidato, já que apresentava cenas fabricadas e sem indicação de que haviam sido produzidas ou modificadas por IA.
A Justiça Eleitoral também considerou que as acusações sobre suposto patrimônio oculto não estavam acompanhadas de provas. Na declaração apresentada à Justiça Eleitoral, Bortolin informou possuir patrimônio de aproximadamente R$ 2,18 milhões.
Além de ordenar a exclusão das publicações, o TRE-MT proibiu a reprodução do mesmo conteúdo, direta ou indiretamente. O descumprimento da decisão poderá resultar em multa diária de R$ 2 mil.






















