Pesquisar
Close this search box.

TCE realiza fiscalização e capacitação com foco na Busca Ativa Escolar

publicidade

O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) realiza auditoria de acompanhamento da Busca Ativa Escolar (BAE) envolvendo 49 municípios.

A fiscalização, iniciada nesta semana, se estende até 18 de abril. Integra o Projeto “Pontes pela Educação: Busca Ativa Escolar e Governança em Redes” – 2024/2025.

O objetivo é induzir a efetiva implantação da Busca Ativa Escolar em Rondônia, envolvendo o período escolar do pré-I ao 9º ano do ensino fundamental e da 1ª a 3ª série do ensino médio.

Na ação, a equipe do TCE vai averiguar a gestão da governança da BAE pelo Comitê Gestor e a gestão das causas de evasão, abandono, infrequência e exclusão escolar em 2024 nos municípios.

A ideia é verificar se ocorreram ou estão ocorrendo esses casos nas unidades do estado e dos municípios, além de saber quais as ações estão sendo adotadas pela gestão para combater e eliminar essas situações.

Toda a dinâmica da auditoria de acompanhamento foi repassada aos membros do TCE e do Ministério Público de Contas (MPC-RO), durante encontro realizado na sexta-feira (7/3).

Leia Também:  Ex-vereadora morre após explosão provocada por gás no interior de Rondônia

Na oportunidade, foi lembrado que os resultados, apresentados por meio de relatórios de auditoria específicos, têm demonstrado que já existem melhorias no processo de combate e eliminação da exclusão escolar, para que em Rondônia nenhuma criança fique fora da escola.

CAPACITAÇÃO

Também serão feitos, por meio da Escola Superior de Contas, braço pedagógico do TCE-RO, 8 eventos de Orientação para Implementação do Método de Controle Busca Ativa Escolar – 2025.

No total, serão capacitados 1.800 agentes públicos. Os eventos ocorrerão nas cidades de Guajará-Mirim, Ariquemes, Cacoal, Rolim de Moura, São Francisco do Guaporé, Cerejeiras e Vilhena.

Fonte:

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade