A disputa em torno do Pix ganhou novo capítulo nesta quarta-feira (4), com Flávio Bolsonaro (PL-RJ) exibindo um cartaz com a frase “O Pix é do Brasil e do Bolsonaro!!!”. A reação veio um dia depois de Lula (PT) levantar outro cartaz, com a mensagem “O Pix é do Brasil!”.
O sistema de pagamentos virou alvo de disputa política após ser citado pelo governo dos Estados Unidos entre os argumentos para propor tarifa de 25% sobre empresas brasileiras. Washington afirma que o Banco Central favorece o Pix em prejuízo de companhias americanas do setor financeiro.
O governo Trump trata o sistema brasileiro como um “campeão nacional” de pagamentos e questiona o papel duplo do Banco Central como regulador e operador da ferramenta. Diante disso, petistas e bolsonaristas passaram a tentar associar o Pix às próprias narrativas políticas.
A campanha de Lula pretende transformar o sistema em bandeira eleitoral, em movimento semelhante à defesa das urnas eletrônicas em 2022. Já Flávio tenta aproximar o Pix da gestão Bolsonaro, período em que a ferramenta entrou em plena operação, em novembro de 2020.
A criação do Pix, no entanto, começou antes. O projeto foi desenvolvido por equipe técnica do Banco Central durante o governo Michel Temer, em 2018, quando Ilan Goldfajn presidia a autoridade monetária. A operação oficial ocorreu no governo Jair Bolsonaro, sob comando de Roberto Campos Neto no BC, apontou a Folha.


























