Pesquisar
Close this search box.
TRABALHO NO CAMPO

Max Russi destaca ações para ampliar apoio à agricultura familiar

publicidade

O deputado estadual Max Russi (Podemos), presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), destaca uma série de iniciativas voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar no estado. As ações abrangem desde a abertura de mercado para pequenos produtores até investimentos em máquinas, abastecimento de água, estradas e espaços destinados à comercialização.

Entre as medidas citadas está a Lei nº 10.638/2017, de autoria do parlamentar, que determina a destinação de 30% das compras públicas estaduais para produtos da agricultura familiar. A legislação contempla pequenos produtores, comunidades quilombolas e indígenas.

Outra iniciativa atribuída a Max Russi é a redução de taxas para a comercialização de sementes e mudas em pequenas quantidades, com o objetivo de diminuir custos para produtores que trabalham em menor escala.

Regularização e segurança jurídica

A atuação também envolve questões relacionadas à regularização fundiária e ambiental. Segundo o parlamentar, as articulações nessa área buscam ampliar a segurança jurídica das famílias do campo e facilitar o acesso a financiamentos.

Entre as medidas está a Lei nº 13.119/2025, que declarou de utilidade pública um assentamento localizado em Cocalinho, ampliando a segurança jurídica das famílias que vivem na região.

Leia Também:  Ranalli diz que governador não gosta de polícia e diz que Estado está refém das facções criminosas

Max também participou de articulações no Supremo Tribunal Federal (STF) relacionadas à validade da Lei nº 10.713/2018, que trata da Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Cuiabá e envolve mais de 700 famílias.

O deputado ainda é coautor de uma proposta voltada à regulamentação do uso, proteção, conservação e exploração sustentável das áreas úmidas de Mato Grosso.

Máquinas, água e infraestrutura

Entre as ações destacadas estão ainda a destinação de recursos para aquisição de tratores, escavadeiras, pás-carregadeiras, caminhões, patrulhas mecanizadas e outros equipamentos utilizados na produção rural.

Também foram articulados investimentos para a instalação de poços artesianos e disponibilização de caminhões-pipa em municípios do estado, com foco no abastecimento de famílias que vivem na zona rural.

Na área de infraestrutura, os recursos incluem obras de pavimentação e construção de pontes para melhorar o deslocamento e o escoamento da produção. Um dos exemplos citados é a pavimentação de 47 quilômetros da MT-458, conhecida como Rota do Boi, em Pedra Preta.

Além das condições de produção e transporte, a atuação também contempla os locais de comercialização. Em Juscimeira, foram destinados recursos para a reforma da Feira Municipal. Já em Primavera do Leste, houve investimento na climatização da feira, com melhorias na estrutura utilizada por produtores e comerciantes.

Leia Também:  "A população de MT agora tem mais um hospital estadual na rede", destaca Mauro

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade