Pesquisar
Close this search box.

14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos: MinC e MDHC abrem inscrições para cineclubes e pontos de exibição

publicidade

O Ministério da Cultura (MinC), em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), abre inscrições para o credenciamento de cineclubes e pontos de exibição que queiram integrar a Mostra Difusão da 14ª edição da Mostra Cinema e Direitos Humanos. A ação será realizada entre os dias 15 de maio e 15 de junho de 2025, com sessões gratuitas em diversas regiões do país.

Para participar da Mostra Difusão, os interessados devem possuir equipamentos de projeção e sonorização, acesso à internet banda larga e disponibilidade para realizar as sessões no período de 15 de maio a 15 de junho de 2025. A ação não prevê repasse financeiro aos espaços credenciados, sendo dedicada, exclusivamente, à difusão gratuita e descentralizada dos filmes, reafirmando a importância e a transversalidade do tema dos direitos humanos. As inscrições ficam abertas até o dia 25 de abril de 2025, por meio do formulário online.

A iniciativa visa descentralizar o acesso ao cinema e ampliar o alcance dos debates sobre direitos humanos por meio da exibição de obras audiovisuais brasileiras. Cineclubes, instituições educacionais, museus, bibliotecas, equipamentos culturais, coletivos, movimentos sociais, associações, organizações da sociedade civil (OSCs), Pontos e Pontões de Cultura, CEUs, praças culturais e demais espaços com atuação comunitária podem se inscrever para participar.

Leia Também:  RedeLAI aprova seu Regimento Interno com unanimidade dos votos na 1ª Assembleia Geral Extraordinária de 2025

A programação

Os espaços selecionados poderão exibir 12 filmes que integraram a 14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos. Todas as obras contam com recursos de acessibilidade, como legendagem descritiva (LSE) e tradução em Libras, reforçando o compromisso com a inclusão cultural. São elas:

  • Marina Não Vai à Praia, de Cássio Pereira dos Santos (Ficção, 17 minutos, MG – Livre)
  • Marés da Noite, de Juliana Sada e Noemi Martinelle (Animação, 7 minutos, SP – Livre)
  • Abá, de Raquel Gerber (Documentário, 5 minutos, SP Livre)
  • Máquinas de Lazer, de Italo Zaccaron (Documentário, 10 minutos, SC – Livre)
  • Fluxo – O Filme, de Filipe Barbosa (Ficção, 14 minutos, SP – 12 anos)
  • Belos Carnavais, de Thiago B. Mendonça (Ficção, 16 minutos, SP – Livre)
  • Sem Asas, de Renata Martins (Ficção, 20 minutos, SP – Livre)
  • Água Rasa, de Dani Drumond (Ficção, 19:30 minutos, MG – Livre)
  • Mansos, de Juliana Segóvia (Ficção, 20 minutos, MT – 12 anos)
  • Mborayhu Ñemoheñoi: A Luta das Mulheres Avá Guarani, de Carol Mira (Documentário, 20 minutos, PR – Livre)
  • Lapso, de Caroline Cavalcanti (Ficção, 20 minutos, MG – 10 anos)
  • Sobre Amizade e Bicicletas, de Julia Vidal (Ficção, 12 minutos, PR – Livre)
Leia Também:  Ministério dos Transportes entregará ao TCU projeto para otimização de contrato na BR-101 em Santa Catarina

Parceria e compromisso com os direitos humanos

Na defesa dos direitos humanos, a cultura é uma ferramenta essencial para promover debates, recuperar memórias, estimular empatia e fortalecer o senso de coletividade. Com essa perspectiva, MinC e MDHC unem forças para potencializar o poder simbólico do audiovisual brasileiro, promovendo o respeito à dignidade humana e à justiça social.

A Mostra está alinhada às diretrizes do Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3) e do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH), que reconhecem o cinema como instrumento estratégico para a formação crítica e cidadã da sociedade.

Serviço
Inscrições para a Mostra Difusão – 14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos
Inscrições: De 15 a 25 de abril de 2025
Acesse aqui o formulário 
Período de exibição: De 15 de maio a 15 de junho de 2025

Fonte: Ministério da Cultura

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

Previous slide
Next slide

publicidade

Previous slide
Next slide