A visita de uma juíza federal para realizar uma vistoria no bairro Residencial Padre Aldacir José, na região do São Mateus, em Várzea Grande, causou pânico e gerou o boato de uma iminente reintegração de posse nesta terça-feira (7). A movimentação de diversas forças de segurança assustou os moradores da área conhecida como ‘Complexo’.
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram a presença de viaturas da Polícia Federal, Guarda Municipal (GMVG) e Polícia Civil, além de representantes da Prefeitura de Várzea Grande e do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT).
Ação Judicial em Andamento
O motivo da vistoria é uma ação judicial que tramita na Justiça Federal e busca a retomada do controle do conjunto habitacional. A ação foi movida pela Caixa Econômica Federal e pela construtora Lumen S/A.
Segundo o site VG Notícias, o conjunto habitacional possui 566 unidades do programa Minha Casa, Minha Vida e foi invadido em novembro de 2022.
A complexidade do caso aumentou após a Advocacia-Geral da União (AGU) pedir, em 22 de agosto, para intervir na ação de reintegração de posse, indicando que o conflito fundiário envolve esferas federais e o destino das unidades habitacionais.