Pesquisar
Close this search box.

Programa ‘MS + Aprendizagem’ é tratado em encontro com gestores das escolas estaduais

publicidade

O encontro tem intuito de orientar os 348 diretores da REE/MS para uma atuação estratégica, com análise de indicadores educacionais, ao planejamento pedagógico e à implementação de ações eficazes para a melhoria da aprendizagem.

A SED (Secretaria de Estado de Educação), por intermédio da Sudeb (Superintendência de Desenvolvimento da Educação Básica), realizou nesta quinta-feira (06), no auditório da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande, o Encontro de Diretores da Rede Estadual de Ensino: Plano de Melhoria das Aprendizagens 2025, parte do programa “MS + Aprendizagem”.

O encontro é direcionado para diretores das 348 unidades escolares da REE (Rede Estadual de Ensino) com intuito de orientar os gestores escolares e coordenadores Regionais de Educação para uma atuação estratégica no Programa “MS + Aprendizagem”, proporcionando uma abordagem voltada à análise de indicadores educacionais, ao planejamento pedagógico e à implementação de ações eficazes para a melhoria da aprendizagem e do desempenho escolar dos estudantes da Rede Estadual de Ensino.

O secretário de Estado de Educação, Hélio Daher, na abertura do encontro, mencionou aos gestores escolares a importância do Programa MS + Aprendizagem, “é uma grande oportunidade de levar para nossos gestores a ideia de um programa com foco na aprendizagem, com foco no desenvolvimento, na contenção da reprovação, da evasão, mas acima de tudo, em elevar a qualidade do ensino da nossa rede de ensino. É aquele momento de reunião, de alegria e acima de tudo, de assumir um compromisso com cada criança, jovem e adulto, que depende da nossa rede para elevar a sua qualidade de vida”.

Leia Também:  Contador de prefeitura em MS, Michell desvia R$ 5 milhões e tenta fugir

A superintendente de Desenvolvimento da Educação Básica, Adriana Buytendorp mencionou que a iniciativa busca promover uma gestão educacional mais eficiente, embasada em dados e alinhada às diretrizes do programa, contribuindo para o fortalecimento das práticas pedagógicas e qualificação dos processos de ensino e aprendizagem.

“O programa é organizado dentro de uma visão ampla, ele não está reduzido a uma ação única, é um conjunto de ações com três eixos fundamentais que são aprendizagem, trajetória escolar e governança. É um grande trabalho coletivo, colaborativo, de construção de ações e metas a serem atingidas para com finalidade melhorar a aprendizagem dos nossos estudantes. É um programa guarda-chuva que vai ter diversas ações, por exemplo a gente tem que melhorar a coleta de dados, um censo mais assertivo, um trabalho com competências socioemocionais, pois o aluno que se sente acolhido, pertencente a escola, ele não abandona. Então é um grande trabalho em rede e nós da superintendência estamos focando especificamente no eixo aprendizagem com todas essas ações que conversam e que são intersetoriais”, enfatiza Adriana.

O professor Valter Jerônimo Marques de Queiroz, diretor da EE Teotônio Vilela, fala da importância do encontro ”é um momento de aproximar cada vez mais a gestão escolar de todos os órgãos que compõem a Secretaria de Educação. É importante haver esse diálogo, traz motivação, você encontra os seus pares também, um momento de aprendizado, de troca de informações e descontração, conhecemos outros diretores, de outras cidades. O tema tratado hoje, recebemos o ano passado, foi importante, pois não temos tempo no dia a dia para levantar esses dados e quando você recebe já compilados facilita, pensamos as melhores alternativas para se aplicar no cotidiano”.

Leia Também:  MPMS participa da posse do Defensor Público-Geral do Estado

Participaram do encontro, secretário adjunto de Estado Educação, Sergio Luiz Gonçalves, diretora presidente da Fadeb (Fundação de Apoio e Desenvolvimento da Educação Básica de Mato Grosso do Sul), Cecília Motta, presidente do Conselho Estadual de Educação, Celi Corrêa Neres, co-fundador e diretor pedagógico do Cenpre (Centro de Práticas e Resultados Educacionais), Raph Gomes Alves, presidente do FEGER (Fórum Estadual dos Gestores Escolares da REE/MS, Márcio Wagner de Souza.

Os diretores participam ainda, no período da tarde de hoje e amanhã (07), durante todo dia, de um ciclo de palestras no auditório da Universidade Estácio de Sá, em Campo Grande.

Adersino Junior, Comunicação SED
Fotos: Ricardo Agra/SED

Fonte: Governo MS

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade