Pesquisar
Close this search box.
ELEIÇÕES 2026

Quociente eleitoral tira vaga de candidatos em Mato Grosso

publicidade

Ter muitos votos não foi suficiente para garantir uma cadeira na Câmara dos Deputados ou na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). Em 2026, candidatos que tiveram votação superior à de alguns eleitos acabaram fora da lista por causa das regras do sistema proporcional.

Na disputa para deputado federal, Nilson Leitão (PP) recebeu 61.904 votos e terminou como o oitavo candidato mais votado em Mato Grosso. Mesmo assim, não foi eleito. A vaga ficou com Coronel Roveri (Podemos), que recebeu 47.195 votos.

A diferença também apareceu na eleição para deputado estadual. Eduardo Botelho (MDB) teve 37.359 votos, mas não conseguiu uma das cadeiras da Assembleia.

Outros três candidatos também ficaram de fora mesmo com votação expressiva: Paulo Araújo (Republicanos), com 30.338 votos; Ari Lafin (Republicanos), com 29.408; e Jéssica Riva (MDB), com 25.979.

Pelo Republicanos, quatro candidatos foram eleitos. A quantidade de cadeiras conquistadas pela legenda, porém, não foi suficiente para contemplar Paulo Araújo e Ari Lafin. Os dois receberam mais votos que Adelcino Lopo (Podemos), eleito com 21.146 votos.

Leia Também:  Júlio avisa que vai barrar Mauro no Senado e ex-governador terá “pau na nuca” se rifar Jayme

Situação semelhante ocorreu no MDB. A legenda conquistou três vagas, ocupadas por Dr. João, Leo Bortolin e Thiago Silva. Com isso, Botelho e Jéssica Riva ficaram fora, apesar da votação individual superior à de alguns parlamentares eleitos por outras siglas.

No PL, Alcino Barcelos garantiu uma cadeira com 22.624 votos, enquanto Adelcino Lopo foi eleito pelo Podemos com 21.146.

Isso acontece porque a eleição proporcional não define os eleitos apenas pela quantidade individual de votos. Primeiro, as cadeiras são distribuídas conforme o desempenho dos partidos e federações. Depois, os candidatos mais votados dentro de cada legenda ocupam as vagas conquistadas.

Por isso, um candidato pode receber mais votos do que outro e, ainda assim, não ser eleito caso seu partido não obtenha cadeiras suficientes na distribuição.

Os dados oficiais da eleição podem ser consultados no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade