Um caso incomum chamou a atenção em Curitiba: uma criança de 3 anos precisou passar por cirurgia para a retirada de um dente que se desenvolveu dentro da cavidade nasal.
A situação foi descoberta após a mãe perceber a presença de uma estrutura rígida e esbranquiçada no nariz da filha. Preocupada, ela buscou atendimento especializado. Segundo a odontopediatra Juliana Yassue, responsável pelo caso, exames de imagem foram realizados para esclarecer a origem da alteração.
O diagnóstico confirmou a presença de um dente intranasal, condição considerada rara e que atinge menos de 1% da população. De acordo com a especialista, esse tipo de ocorrência pode estar associado a fatores como traumas faciais ou malformações congênitas.
No caso da criança, havia histórico de fissura labiopalatina e displasia craniofrontonasal, condições que favorecem alterações no posicionamento dentário.
“A fissura labiopalatina e a displasia craniofrontonasal são malformações congênitas de crânio e face, ou seja, a criança nasceu com malformações no lábio e no palato, que é o céu da boca, e no crânio, na parte frontal. A fissura deixa a boca e o nariz abertos, fica uma comunicação, e, às vezes, por conta dessa malformação, o dente fica mal posicionado e propicia a nascer ali”, explicou a odontopediatra.
Entre os principais sinais da condição estão sangramentos, secreção nasal e dificuldade para respirar. Em alguns casos, também pode haver odor desagradável.
A remoção do dente foi realizada por meio de cirurgia, com uso de anestesia geral e acompanhamento de equipe multidisciplinar. O procedimento ocorreu sem complicações, e a criança já recebeu alta, apresentando boa recuperação e sem sequelas.





























