Pesquisar
Close this search box.

Relatório de Gestão Integrado do MGI já está no ar. Confira!

Relatório de Gestão Integrado 2024

publicidade

Como uma das ações que reforçam o compromisso da pasta com a transparência, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) publicou o Relatório de Gestão Integrado (RGI 2024).  O objetivo do relatório, que está alinhado às diretrizes do Tribunal de Contas da União 

Relatório apresenta variedade de layouts e estímulo à leitura diagonal, com diversos links para leitura aprofundada caso haja interesse
Relatório apresenta variedade de layouts e estímulo à leitura diagonal, com diversos links para leitura aprofundada caso haja interesse

(TCU), é oferecer informações relevantes tanto para os órgãos de controle quanto, principalmente, para a sociedade, evidenciando o impacto das ações do MGI na construção de uma administração pública orientada para resultados efetivos.  

O RGI 2024 adota uma abordagem estratégica, clara e acessível, conforme os parâmetros da Estrutura Conceitual Internacional para Relato Integrado, desenvolvida pelo Conselho Internacional para Relato Integrado, ou IIRC na sigla em inglês. Essa estrutura é um modelo que orienta as organizações a apresentarem, de forma clara e concisa, sua estratégia, governança, desempenho e criação de valor ao longo do tempo. 

A edição traz uma série de inovações, como o uso de linguagem simples e elementos visuais intuitivos, com projeto gráfico inspirado no modernismo da Esplanada dos Ministérios, devido à função central de governo do MGI. Com foco no cidadão, o relatório é compreensível mesmo por quem não tem formação técnica em áreas como administração pública, direito ou contabilidade. Essa escolha amplia o acesso à informação e incentiva o controle social. 

“O relatório de gestão integrado é fundamental para qualquer organização pública. Trata-se de um instrumento obrigatório, por meio do qual ministérios, entidades e órgãos precisam, anualmente, prestar contas da sua atuação. Ele representa, de forma oficial, o compromisso da ministra e de todo o secretariado com os resultados entregues. É, acima de tudo, uma forma de assumir publicamente a responsabilidade pela gestão”, explicou Rodrigo Lino de Brito, coordenador-geral de Governança Organizacional da Secretaria de Serviços Compartilhados do MGI.

Leia Também:  É amanhã! Saiba como acessar os resultados finais do CPNU

A publicação destaca em seu conteúdo a estratégia do ministério de promover a inovação, a melhoria da gestão e da qualidade dos serviços públicos como eixo central, articulando objetivos estratégicos aos resultados obtidos e promovendo a comparabilidade das informações com a série histórica. O relatório incorpora ainda aspectos da atuação social e ambiental do MGI. 

Acessibilidade 

Pela primeira vez, o relatório é publicado também em versão acessível para leitores de tela, sendo um dos poucos documentos de transparência de gestão pública em formato PDF que possui esse diferencial. Rodrigo Lino de Brito destacou a importância da acessibilidade como uma meta assumida

Relatório apresenta pela primeira vez um PDF acessível por leitores de tela para pessoas com deficiência visual e foi disponibilizado um QRcode com formulário de avaliação do RGI para aprimorar o trabalho a cada ano.
Relatório apresenta pela primeira vez um PDF acessível por leitores de tela para pessoas com deficiência visual e foi disponibilizado um QRcode com formulário de avaliação do RGI para aprimorar o trabalho a cada ano.

pela equipe na elaboração do relatório deste ano. 

“A versão acessível do documento foi uma conquista importante para nós. A acessibilidade é uma diretriz que deve ser promovida na gestão pública, e entendemos que um relatório como esse — que atende tanto ao controle externo quanto ao controle social — precisa estar disponível para todos. Por isso, transformamos o PDF em uma versão acessível, compatível com leitores de tela. Isso amplia o acesso para pessoas com deficiência visual ou baixa visão, que agora podem ler o conteúdo, inclusive as legendas de imagens, com descrições em áudio das tabelas, quadros e figuras. Foi uma inovação relevante, alinhada aos valores de diversidade, inclusão e boas práticas que orientam a atuação do MGI em sua gestão e governança”, disse.

Leia Também:  Gestão publica instrução normativa que complementa novas regras do estágio probatório de servidores federais

Para alcançar um público ainda mais amplo e diverso, o MGI disponibilizará um sumário executivo bilíngue e peças visuais com os principais destaques do relatório, que ficarão disponível na página de Governança, no site do MGI. Organizado em blocos temáticos e estruturado com hipertextos navegáveis, o RGI permite uma leitura fluida e dinâmica.

A construção do relatório contou com a parceria da Comissão Brasileira de Acompanhamento do Relato Integrado (CBARI), fortalecendo a adoção das melhores práticas nacionais e internacionais e promovendo a capacitação de outros órgãos públicos em gestão, transparência e prestação de contas. 

Ao final da leitura, as pessoas são convidadas a responder a um formulário de avaliação, uma iniciativa que reforça o compromisso com a escuta ativa e com a melhoria contínua da administração pública. 

Fonte: Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

Previous slide
Next slide

publicidade

Previous slide
Next slide