Pesquisar
Close this search box.

Terminal Público Pesqueiro de Vitória (ES) recebe visita do ministro André de Paula

publicidade

Nesta segunda-feira (14), o ministro André de Paula (MPA) visitou o Terminal Pesqueiro Público (TPP) de Vitória (ES), uma infraestrutura essencial para a pesca artesanal e industrial do estado. O terminal é uma concessão do Ministério da Pesca e Aquicultura para a iniciativa privada, que garante a qualidade do pescado e as boas práticas ambientais e de higiene e sanidade, facilitando a integração de pescadores(as), comerciantes e autoridades.

Esse terminal foi o primeiro a ter um processo de concessão com concorrência real em licitação no ano de 2022 e, desde então, vem passando por melhorias como a revitalização do cais e do galpão de beneficiamento do pescado, substituição do tanque e bomba de abastecimento e construção de nova fábrica de gelo. Atualmente, o Terminal oferece os serviços de desembarque, seleção e lavagem do pescado; fornecimento de gelo, combustível, água potável e energia elétrica, além do aluguel de cais (apenas para embarcações industriais).

O TPP de Vitória conta com uma produção de 1.400 toneladas por ano, atendendo 150 embarcações e mil pescadores(as). Por lá, o pescado mais comercializado é a Cioba, o Badejo, Garoupa e Camarão. As melhorias recentes indicam um futuro promissor para o Terminal, com maior eficiência operacional e adequação às demandas dos usuários, gerando empregos e fortalecendo a economia pesqueira.

Leia Também:  Tecnologia pioneira converte óleo de destilação em combustível de avião

Mais Terminais Públicos

No último mês de março, o MPA lançou edital para a concessão de mais 4 Terminais Públicos Pesqueiros, são eles: em Aracaju (SE), em Cananéia (SP), em Natal (RN) e em Santos (SP), fortalecendo o compromisso com o avanço do setor pesqueiro. Atualmente, as unidades de Cabedelo (PB), Manaus (AM) e Vitória (ES) já apresentam bons resultados.

Para saber mais sobre esse novo edital de concessão, clique aqui.

Fonte: Ministério da Pesca e Aquicultura

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

Previous slide
Next slide

publicidade

Previous slide
Next slide