Pesquisar
Close this search box.

Estátua em homenagem a Manelão, fundador da Banda do Vai Quem Quer, é revitalizada

publicidade

A obra foi construída por artista rondoniense e está em local que o fundador da banda costumava frequentar

Previsão é que a restauração seja concluída na próxima semana",A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), está restaurando a estátua em homenagem ao fundador da Banda do Vai Quem Quer, o empresário Manoel Mendonça, o “Manelão”, que ornamenta a Praça Presidente Vargas, em frente ao Mercado Cultural.

A estátua criada pelo artista plástico rondoniense Bruno Souza, desde a inauguração em 2021, passou a ser vista como um resgate cultural e a praça ganhou uma nova referência como marco histórico e turístico.

Bruno Souza, que faz parte do quadro de servidores da Semdestur, foi chamado para realizar o trabalho de restauração da estátua localizada na Travessa Cultural Manelão, que apresenta o homenageado sentado na cadeira que mantinha ao seu lado no local onde costumava frequentar.

RESTAURAÇÃO

Estátua criada pelo artista plástico rondoniense Bruno SouzaO artista plástico Bruno Souza, que já tem outras obras na cidade, como o Memorial dos Seringueiros, explicou que a escultura em fibra de vidro e resina é preenchida com concreto armado. “Com o passar do tempo, a escultura se desgasta. Agora estou fazendo o preenchimento das lacunas que a obra apresenta. Depois, a escultura passará para a parte de acabamento, em que será lixada. Também vou realizar a retirada de toda a tinta preta e passar uma de cor mais clara, que será o cinza”, explicou.

Leia Também:  Deputado Laerte Gomes participa do 6º Encontro de Coordenadores da Região Norte na capital

“Bancos e a mesa serão restaurados e deixarão o monumento mais bonito e atrativo esteticamente. A previsão é que a restauração seja concluída na próxima semana”, disse o secretário da Semdestur, Paulo Moraes Júnior.

Para o secretário, é fundamental essa preocupação do prefeito Léo Moraes com a preservação e conservação dos monumentos históricos da cidade, pois, ao mesmo tempo, valoriza o trabalho realizado pelo artista. “Essa iniciativa dá à população o sentimento de pertencimento ao poder visitar os locais públicos e conhecer os monumentos que contam a nossa história”.

LEGADO

Siça, filha do Manelão, deu continuidade ao legado como presidente da Banda do Vai Quem QuerSicília Andrade, a Siça, filha do Manelão, após o falecimento do pai, deu continuidade ao legado como presidente da Banda do Vai Quem Quer. “Como filha dele, vejo que a restauração da estátua do meu saudoso pai Manelão é de grande importância para a preservação da cultura e identidade da cidade de Porto Velho. Manelão, personagem emblemático da cena local, representa não apenas um forte símbolo da história regional, mas uma conexão com as tradições e a memória coletiva da população”, afirmou.

Leia Também:  Deputada Cláudia de Jesus destina R$ 200 mil para saúde de Novo Horizonte do Oeste

Siça acrescentou que a restauração do monumento contribui para a preservação da memória dele, que, por meio de suas características e história, remete ao legado e à valorização cultural da cidade. “Há 45 anos, ele fundou o maior bloco carnavalesco da Amazônia, a Banda do Vai Quem Quer, hoje nosso patrimônio cultural”, disse.

A restauração da estátua do Manelão não é apenas uma ação estética, é uma iniciativa crucial para a preservação da cultura, identidade e história de Porto Velho. “É por meio de ações como essa que se mantém vivas as lembranças e os legados que moldam a comunidade, contribuindo para um futuro mais consciente e respeitoso com as tradições locais”, finalizou Siça.

O prefeito Léo Moraes destacou que lembrar “Manelão” é preservar a memória de um personagem importante da história de Porto Velho e do carnaval da cidade. “Mediante a restauração e preservação da sua estátua, certamente estamos contribuindo para a perenidade de seu legado”.

Texto: Humberto Oliveira
Fotos: Humberto Oliveira

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Fonte: Prefeitura de Porto Velho – RO

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade