Uma ação de resgate em Cuiabá evitou um desfecho grave nesta terça-feira (7), após uma criança de 11 anos e duas adolescentes, de 13 e 14, serem aliciadas por um perfil falso no Instagram com a promessa de passagem para fugir de Mato Grosso com destino a Manaus (AM).
As meninas, moradoras do Osmar Cabral, deixaram cartas de despedida para as famílias, e o caso, investigado pelas autoridades, levanta um alerta urgente sobre a segurança digital.
A Promessa de Passagens e o Resgate Comunitário
O aliciamento foi conduzido por um perfil misterioso que, utilizando a foto de uma criança para ganhar confiança, prometeu pagar as passagens aéreas para que o trio viajasse ao Amazonas.
As famílias só tomaram conhecimento do ocorrido após as meninas deixarem as cartas com apelos como: “mãe, estou indo embora, não quero mais perturbar sua vida”.
O resgate das meninas, ocorrido em um posto de saúde na manhã desta terça-feira, só foi possível graças à intervenção comunitária. O pai de uma das vítimas relatou que as meninas foram reconhecidas por uma pessoa que havia visto as postagens de desaparecimento feitas pelos familiares nas redes sociais.
A identidade do suposto aliciador ainda está sendo investigada, e o caso reforça a necessidade de monitoramento das interações de crianças e adolescentes em plataformas digitais.
Com informações Olhar Direto