Conhecido por ser uma das principais plataformas de aceleração de negócios do país, o InovAtiva de Impacto Socioambiental está sob nova administração. O programa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) passou da Secretaria de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços (SDIC) para a Secretaria de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria (SEV), conforme anunciado, na quinta-feira (25/09), durante a 27ª Reunião Trimestral do Comitê de Economia de Impacto.
“Já começamos a atualizar o programa para que possamos fazer editais que alcancem mais negócios de impacto a partir do ano que vem”, informou a diretora de Novas Economias da SEV, Sissi Alves.
O InovAtiva é um programa de aceleração gratuito que têm como missão gerar impacto social ou ambiental positivo ao oferecer para negócios de impacto uma jornada estruturada de desenvolvimento. Voltado para empresas inovadoras, de base tecnológica, que estejam alinhadas às políticas públicas da Nova Indústria Brasil (NIB), o programa já conta com a realização de dois ciclos, tendo ofertado 160 vagas exclusivas para negócios de impacto.
O programa tem contribuído para o crescimento do ecossistema de inovação, sustentabilidade e transformação positiva da sociedade como pode ser demonstrado por uma série de startups que participaram do InovAtiva.
Entre os participantes, destacam-se empresas como Litro de Luz, que promove inclusão social com iluminação solar sustentável e capacita pessoas vulnerabilizadas na instalação de sistemas fotovoltaicos; Delivery das Favelas, que realiza entregas onde outros operadores logísticos não conseguem chegar; e 4FeedStock, que transforma resíduos industriais em matéria-prima e novos produtos.
Criado em 2013, o InovAtiva já impulsionou mais de 4.400 startups. Gratuito, o programa promove iniciativas para o desenvolvimento de ecossistemas de inovação e para a transformação digital da indústria por meio do empreendedorismo inovador no Brasil. O Inovativa é realizado pelo MDIC e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com execução da Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI) e coexecução em rede com o Impact Hub Brasil.
No ano passado, o programa InovAtiva Brasil foi vencedor da categoria “Agentes e Instituições de Crescimento 2024” da 12ª edição do Startup Awards.
Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços




















