Uma operação do Juizado Volante Ambiental (Juvam) de Cuiabá flagrou, nesta segunda-feira (10), uma rinha de galos em funcionamento dentro de uma residência no bairro Altos da Serra. A ação ocorreu após uma denúncia anônima, que alertou sobre a criação irregular de aves domésticas na área urbana.
No local, a equipe encontrou baias preparadas para o confronto entre os animais, galos com as esporas retiradas, uso de anabolizantes e outros indícios típicos da prática criminosa. “Foram localizados 24 galos presos, muitos com ferimentos e mutilações, o que confirmava a rinha e os maus-tratos sofridos pelos animais”, relatou o 1º Sargento PM Marcello Amui, que participou da ação.
A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) confirmou a ocorrência de maus-tratos, e um homem foi encaminhado à Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema) para prestar esclarecimentos. As aves permaneceram sob responsabilidade do tutor, na condição de fiel depositário, até decisão judicial sobre o destino dos animais.
De acordo com o artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98), submeter animais à crueldade é crime, com pena de até cinco anos de reclusão e multa. O Juvam reforça que denúncias de crimes ambientais podem ser feitas de forma anônima pelo número (65) 3648-6880.



























