A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) passou mal nesta quarta-feira (13) ao chegar ao Tribunal de Apelação de Roma, onde participaria de uma audiência sobre seu processo de extradição. A informação foi divulgada pela TV Globo.
A sessão integra o trâmite jurídico que pode definir o retorno da parlamentar ao Brasil. A defesa de Zambelli argumenta que ela enfrenta problemas de saúde e, por isso, deveria aguardar a decisão em liberdade. Os advogados solicitam que ela possa cumprir medidas cautelares fora do presídio, como permanência em endereço fixo, até a conclusão do caso.
Prisão na Itália e fuga do Brasil
Zambelli foi presa em 29 de julho, na Itália, após ser considerada foragida da Justiça brasileira. A detenção ocorreu no presídio feminino de Rebibbia, em Roma, onde ela permanece desde então.
A parlamentar deixou o Brasil após ser condenada a dez anos de prisão e à perda do mandato, em decisão que já transitou em julgado. No entendimento da Justiça brasileira, ela cometeu crimes relacionados à invasão de sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Agora, cabe às autoridades italianas analisar o pedido de extradição enviado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e decidir se Zambelli será enviada de volta ao país para cumprir pena.

























