Pesquisar
Close this search box.

Prefeito indígena de Pesqueira (PE) destaca avanços do Mais Médicos na saúde local

Prefeito Marcos Xukuru, cacique do povo Xukuru de Ororubá, de Pesqueira, Pernambuco (Foto: Edjalma Borges/MS)

publicidade

Ao longo da programação do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas (ENPP), realizado em Brasília, gestores municipais de todo o país destacaram a importância do programa Mais Médicos na reestruturação dos serviços de ampliação do acesso à saúde prioritariamente para regiões de vazio assistencial, um dos focos da atual gestão do Ministério da Saúde e do governo federal.

Presente ao encontro, o prefeito Marcos Xukuru, cacique do povo Xukuru de Ororubá, de Pesqueira (PE), ressaltou o esforço do governo federal em facilitar o acesso dos municípios a programas essenciais, especialmente para comunidades indígenas. “Estamos buscando maior conhecimento e aprofundamento de todas as políticas públicas para que possamos cumprir nossa missão como gestores, levando saúde de qualidade para todos os cidadãos, especialmente os povos indígenas, que têm necessidades específicas e urgentes”, destacou o prefeito. 

O Mais Médicos, que atualmente conta com 591 profissionais em atuação em Distritos Sanitários Indígenas (DSEIs), tem sido fundamental para capilarizar o acesso à saúde nos territórios indígenas. Xukuru destacou que a cidade de Pesqueira já conta com 16 profissionais do programa, além de serviços como o SAMU 192 e o Farmácia Popular, beneficiando a população local. 

Leia Também:  Ministério da Saúde repassa R$ 1,018 milhão para municípios de São Paulo e do Piauí

Em 2023, o governo federal retomou o Mais Médicos para responder ao desafio da presença de profissionais nos municípios distantes dos grandes centros e nas periferias das cidades. O programa avançou, sobretudo, entre os municípios de maior vulnerabilidade social: 60% dos médicos estão nessas localidades. 

Além disso, pela primeira vez na história do programa, o Ministério da Saúde abriu vagas para a Amazônia Legal. No primeiro semestre de 2024, um edital abriu novas oportunidades para assistência aos povos tradicionais nos DSEIs. Foram ofertadas 196 vagas. Desde o início da atual gestão, a quantidade de médicos nos territórios indígenas mais do que dobrou, passando de 242 em 2022 para 570 profissionais em novembro de 2024, o que representa um crescimento de 135%. 

Nos últimos meses, a pasta, por meio da Secretaria de Saúde Indígena (Sesai), implementou ações significativas, como oficinas de monitoramento e avaliação nos Distritos Sanitários Especiais Indígenas e o aumento de 155% no número de profissionais de saúde em territórios indígenas em relação a 2023. 

Leia Também:  Aberta seleção para curso de promoção da saúde mental nos programas de residência

Para Marcos Xukuru, o Mais Médicos é um exemplo do compromisso da atual gestão com os povos originários. “Programas como o Mais Médicos são fundamentais para garantir que nossas comunidades tenham acesso a todos os cuidado que precisam”, afirmou. 

Sobre o Encontro 

O Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas (ENPP) acontece de terça-feira (11) a hoje (13), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. Durante os três dias de evento, prefeitos e prefeitas, vices, vereadores e vereadoras, secretários e secretárias, técnicos e gestores, tiveram a oportunidade de ampliar parcerias e investimentos federais nos municípios, além de se capacitarem em programas e ações para a captação de recursos. 

Outra iniciativa apresentada pela Saúde no evento foi o Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE), que busca facilitar a conexão da população com médicos especialistas, agilizando diagnósticos e tratamentos.  

Edjalma Borges
Ministério da Saúde

Fonte: Ministério da Saúde

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

Previous slide
Next slide

publicidade

Previous slide
Next slide