O Clube de Leitura “Ler a América Latina” será retomado pelo Memorial da América Latina a partir do próximo dia 13 de março. Com o tema “Mulheres Contam”, a iniciativa vai reunir escritoras em rodas de conversas virtuais. Para a reestreia, a boliviana Giovanna Rivero é a convidada.
Com o intuito de fomentar a leitura e discutir a literatura latino-americana, o clube terá quatro encontros neste primeiro semestre, sempre aos sábados, com curadoria do CBEAL e das editoras convidadas, por meio da plataforma Zoom. Com exceção do primeiro encontro, marcado para as 14h, todos os demais têm início às 10h.
No primeiro encontro, Giovanna Rivero apresentará o conto "Peixe, Tartaruga, Urubu" e também fará o lançamento do livro “Terra Fresca da sua Tumba”.
A publicação em português marca a estreia da autora no Brasil, em parceria entre as editoras Incompleta e Jandaíra. A edição já foi lançada na Argentina, Bolívia e Espanha. Alguns contos foram traduzidos para o italiano e incluídos em Ricomporre amorevoli Scheletri .
Já no dia 10 de abril será a vez da autora Gabriela Aguerre (Uruguai-Brasil) falar sobre seu conto "Once Upon in a Blue Moon", publicado na revista 'Puñado 6-B' em 2019.
Em maio, dia 15, a conversa será com Monique Malcher (Brasil) sobre o conto "Suas Sandálias me Cabem?". O último encontro apresenta os três minicontos "Jogo da Velha", "Casinha" e "Coelho sai da toca", de Ana Brêtas (Brasil), inspirados em brincadeiras infantis tradicionais.
O link para acessar a plataforma será enviado aos participantes por e-mail 15 minutos antes de cada encontro. Haverá emissão de certificado (frequência mínima de 75%). As inscrições devem ser feitas por meio de formulário online, no link https://bit.ly/3b88gbN .
ONU
A atividade também está relacionada com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que prevê 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especificamente ao Objetivo 4: ""Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos" (https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/).
Programação
13 de março
"Peixe, tartaruga, urubu", com Giovanna Rivero (Bolívia)
10 de abril
"Once upon in a blue moon", com Gabriela Aguerre (Uruguai~Brasil)
15 de maio
"Suas sandálias me cabem?", com Monique Malcher (Brasil)
12 de junho
"Jogo da Velha", "Casinha" e "Coelho sai da toca", com Ana Brêtas (Brasil)
Serviço:
Clube de Leitura Ler a América Latina
Dias 13/3, às 14h
Dias 10/4, 15/5 e 12/6, às 10h
Plataforma: Zoom