Quarta-feira, 20 de Novembro de 2019

Turismo
Terça-feira, 05 de Novembro de 2019, 15h:14

6ª edição do “Rota em Movimento-Street Art Cuiabá”

Festival de arte urbana abre espaço para músicos LGBT+

O "Street Art Cuiabá" é um festival dividido em quatro eventos, tendo como ponto turístico de Cuiabá um espaço de democratização cultural

Aline Barbosa

A praça Santos Dumont será mais uma vez palco da 6ª edição do “Rota em Movimento-Street Art Cuiabá”. O evento é realizado pelo Urbe Coletiva que foi um dos vencedores do edital do Fundo Municipal de Cultura de 2019, dentro do Segmento de Artes Visuais Coletivas.

O "Street Art Cuiabá" é um festival dividido em quatro eventos, tendo como ponto turístico de Cuiabá um espaço de democratização cultural. Nesta segunda etapa o festival abre espaço para músicos LGBT +. O evento será realizado na sexta-feira, 08, na praça Santos Dumont a partir das 19h30. A entrada é gratuita.

As apresentações são com os músicos Hendson Santana, Sophie, Lucas Tomaz, Flor de Lis, Monyzze e Fabrício Reys. O DJ Yohan Matheus conhecido nas noites cuiabanas como ‘Flor de Lis’ é um dos artistas que animará a noite. Para o evento ele preparou um setlist com pop, funk e eletrônica. Mesmo sendo iniciante fala que tem recebido um retorno positivo. “Muitas pessoas gostam do meu trabalho e sempre me elogiam”, conta o DJ.

Já o jovem Lucas Tomaz prefere os estilos R&B, Hip Hop, Trap e Soul. Ele foi um dos artistas que cantou no lançamento do Miss Gay 2019. Ele fala que independente do estilo musical o mais importante é o sentimento que suas músicas transmitem as pessoas. “O Show que montei foi voltado para a comunidade LGBTQ+. Será mais acústico. Com mistura de pop e hip hop”, disse o jovem.

Tomaz também aponta a importância de ter um espaço em que todos os gêneros possam ocupar e sentir que são aceitos. “Na real o que mais vejo é balada direcionada ao meio gay o que às vezes exclui o resto da comunidade, como as lésbicas, Trans (....). Eu acho muito importante, termos os nossos lugares e mostrar que existimos e dar oportunidades para o resto da comunidade. Esse tipo de evento do “Rota em Movimento-Street Art Cuiabá” é muito importante porque ajuda os artistas LGBT+ terem esse espaço”, comenta o DJ.

Além dos shows será oferecido a população cuiabana uma noite cultural com elementos regionais. Os participantes poderão acompanhar os artistas Túlio Fernandes (Hermano), Victor Guma, Presto23, Eliz Haddad, Mia Brandão, Gabriela Mello, Agnes, Leh Perondi, Luiz Pirata, Jean Siqueira (SIQ), Lua Brandão (Boneco Osso), Lady e Bruna Sol produzindo obras de arte como forma de intervenções artísticas.

A Eliz Haddad é umas das tatuadoras mais cobiçadas de Cuiabá. Os seus desenhos são conhecidos na cena underground, um ambiente em que poucas mulheres artistas atuam. Diz que foi escolhida pela arte antes mesmo de ir à escola. É usuária de cores e formas, numa busca interna de alcançar retratar o invisível. É tatuadora pela busca de mudar a vida das pessoas, registrando em seus corpos, suas intenções de algum agora.

O artista Túlio "Hermano" é um dos grandes artistas da noite.Tem como inspiração artística xilogravuras de cordel e do universo colorido e alegre dos circos. Já criou cartazes para as várias bandas do cenário independente do país como Heróis de Botequim, Carne Doce, Vida Seca, Grace Carvalho, Porcas Borboletas entre outros.

Além das atrações culturais será oferecida exposição de brechós, artesanatos, espaço gastronômico. Nessa edição contará com o “Espeto da Mortari” que possui aquele espetinho delicioso e os vegetarianos podem ficar aliviados que também têm espetinhos direcionados a esses consumidores.

 

1 COMENTÁRIO:










(1) COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site. Clique aqui para denunciar um comentário.

Solange  08-11-2019 17:55:20
Parabéns Túlio!!! Seu trabalho é muito bom!

Responder

0
0