Sábado, 14 de Dezembro de 2019

Tecnologia
Segunda-feira, 11 de Novembro de 2019, 11h:39

zoeira além dos limites

WhatsApp está banindo membros de grupos com zoeira além do limite; entenda

O aplicativo está banindo o número de todos os membros de grupos que contenham alguma zoeira que "passa da conta"

Parece que a zoeira tem limites sim no WhatsApp. O aplicativo está banindo o número de todos os membros de grupos que contenham alguma zoeira que "passa da conta" no serviço. E por zoeira além dos limites você pode entender simplesmente a mudança do nome do grupo ou até a modificação de uma foto de ícone com algo ilegal, mesmo que por brincadeira.

Vários casos do tipo estão circulando em fóruns como o Reddit e em redes sociais. Nas plataformas, usuários contam que estavam em um grupo e, após algum membro mudar o nome ou foto na comunidade para uma brincadeira mais ofensiva ou com referência a algo ilegal, todos os outros membros foram banidos da plataforma, sem a possibilidade de reaver a conta utilizada.

No Reddit, uma discussão foi aberta após um usuário alegar que foi permanentemente banido da plataforma após um colega da universidade mudar o nome de um grupo no app para "pornografia de crianças" por brincadeira. Outras pessoas compartilham casos parecidos.

O que surpreende na ação do mensageiro é que não foi apenas a pessoa que modificou o nome ou o ícone do grupo e os administradores dele que foram banidos, mas todas as pessoas que faziam parte daquele grupo. Isso abre a possibilidade de que qualquer um possa modificar um grupo por brincadeira (ou de forma proposital) e todos os outros usuários serem afetados.

Banido por causa de nude
No Brasil, a reportagem conversou com uma fonte, que pediu para não ser identificada, que teve a conta do WhatsApp banida depois que uma pessoa do grupo que estava mudou o ícone do grupo para um nude. Segundo essa pessoa, todas as 15 pessoas do grupo foram banidas ao mesmo tempo no fim de setembro.

"Quando acordei um dia e fui mexer no WhatsApp, apareceu que eu tinha sido banido e recebi emails da plataforma sobre isso. Tenho certeza que foi por causa de um grupo porque todo mundo foi banido, eram 15 pessoas", apontou ao Tilt.

De acordo com o usuário, o participante do grupo mandou o nude na conversa - sem rosto das pessoas exposta - e colocou esse nude de ícone do grupo."Está errado por enviar o nude e colocar como ícone? Sim, muito. Mas não é motivo de banimento de todos", alega o usuário que teve a conta removida.

Outros casos
No post do Reddit, vários outros usuários relatam casos parecidos. Um, por exemplo, afirma que estava em um grupo com 50 pessoas e todas foram banidas porque uma pessoa achou engraçado mudar o nome do grupo por apenas um minuto para algo "desprezível" antes de retornar ao antigo. O WhatsApp flagrou isso e excluiu todos da plataforma.

Já outra pessoa relata que estava em um grupo da escola com 100 pessoas e, quando acordou, todos estavam banidos por causa de alguma "zoeira" que rolou de madrugada.

No Twitter também existem relatos. Uma usuária, por exemplo, aponta que uma colega foi banida do WhatsApp por estar em um grupo chamado, de brincadeira, "pornô infantil".

Como o WhatsApp bane pessoas
Em contato com Tilt, o WhatsApp não respondeu aos questionamentos feitos pela reportagem e enviou um comunicado apenas afirmando que a "plataforma conta com sistemas avançados de machine learning para detectar contas que violam as diretrizes do app e se vale de todas as informações não criptografas disponíveis" - ou seja, elementos que não sejam as mensagens trocadas.

O mensageiro ainda lembra que o app tem uma ferramenta que permite aos administradores de grupos impedirem que membros mudem o nome dos grupos. Na prática, o mensageiro não negou nem confirmou que tem banido todos os membros de grupos após detectar essas ações descritas acima.

Tilt já noticiou as táticas que o aplicativo tem para detectar spam ou crimes na plataforma mesmo com a criptografia de ponta-a-ponta - ou seja, sem acesso à conversa de usuários. Além da denúncia de outras pessoas, o aplicativo conta com técnicas de inteligência artificial para identificar padrões de quem envia a mensagem. Na maioria dos casos, os próprios algoritmos da plataforma já identificam algo ilegal e banem o número envolvido. O WhatsApp não informou se nos casos de banimentos de grupos inteiros há a interação de algum humano no processo.
O que fazer após ser banido

Existem dois tipos de banimentos no WhatsApp. Em um deles, aparece a mensagem "Você foi temporariamente banido do WhatsApp". Neste caso, você pode ficar tranquilo porque a punição é temporária e em breve você deverá recuperar o acesso à conta. Já a mensagem "O seu número ... está banido do WhatsApp. Contate o suporte para ajuda." é mais séria. Nesse caso, você está mesmo banido. Você pode entrar em contato pelo suporte do WhatsApp mencionado para pedir que a atitude seja reconsiderada, mas os casos analisados pela reportagem tiveram como resposta apenas emails automáticos em que o app referenda o banimento.

Se o banimento não for revisto, a única solução para o usuário é ir na operadora de celular e solicitar um novo número para poder utilizar o WhatsApp. Caso você tenha o backup do app no celular ou na nuvem, todas suas conversas ao menos serão restauradas. Para evitar que isso ocorra, você pode alertar o moderador dos grupos que você está a restringir a mudança do nome do grupo apenas para administradores - assim, é diminuída a chance de que ocorra uma mudança de nome por "zoeira”.

Comentários










COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site. Clique aqui para denunciar um comentário.