Domingo, 28 de Novembro de 2021

Tecnologia
Sexta-feira, 02 de Novembro de 2018, 08h:59

Fiquem Atentos

Como o comportamento nas redes sociais afeta a carreira profissional?

Fonte: Unic

Redação

As redes sociais estão cada vez mais populares e presentes em nossas vidas, tanto que, neste exato momento, você provavelmente deve ter conferido as mensagens no WhatsApp e as notificações no Facebook, por pelo menos uma vez. Na era digital, as pessoas fazem uso constante das mídias sociais. São milhares de usuários compartilhando as vivências, os pensamentos e opiniões. Mas como as postagens podem afetar sua carreira profissional?

Para a professora da Unic e consultora empresarial, Laissa Miranda, a superexposição pode afetar negativamente. "A postura é totalmente importante e não deve ser nem um pouco negociável, afinal, cada vez mais as empresas levam em conta o comportamento do candidato nos canais sociais. Por meio dessas checagens, verifica-se quem realmente a pessoa é", ressalta.

Conforme explica a especialista, os recrutadores querem pessoas que expressem profissionalismo, além de competências desenvolvidas também no ambiente digital. "A rede social, em geral, é uma grande vitrine para o mundo. Um dos canais mais utilizados para networking, postagem de conteúdo, disseminação de materiais profissionais e reconhecimento no mercado de trabalho é o LinkedIn", reforça.

Foi assim que Luciano Kurudez conseguiu o cargo de gerente de projetos em uma concessionária de veículos em Cuiabá. "Comecei a usar o LinkedIn há sete anos. Desde então conquistei quatro empregos", conta. Atualmente, Luciano contabiliza mais de 16 mil contatos e participa ativamente da ferramenta de networking. "O LinkedIn vai muito além da utilização para recolocação profissional e gerenciamento de carreira, pois há o trabalho social envolvido. Eu compartilho semanalmente as vagas de trabalho que recebo e, dessa forma, auxilio empresas a encontrarem um bom profissional e profissionais a conseguirem um bom emprego", frisa.

Para Laissa Miranda, as postagens nas redes sociais podem ser um trampolim para o sucesso ou um escorregador para o fracasso, pois a carreira precisa ser gerenciada de forma individual e alavancada para o sucesso. "Com um click o nome da pessoa pode rodar o mundo e o resultado disso só vai depender do conteúdo compartilhado nas mídias sociais", finaliza.

Confira algumas dicas para preservar a imagem nas redes sociais:

*Tenha cuidado com o que posta. Isso pode se voltar contra você;
*Compartilhe apenas conteúdo verídico, pois sua reputação está em jogo;
*Evite erros de português;
*Não faça comentários maldosos sobre clientes, colegas de trabalho ou chefe;
*Respeite para ser respeitado;
*Configure sua privacidade, nem todos precisam saber detalhes da vida particular.

Comentários










COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site. Clique aqui para denunciar um comentário.