Rollemberg assina decreto que cria oficialmente o Cidades Limpas

Ato do governador de Brasília ocorreu nesta segunda (14), em Águas Claras, na cerimônia de lançamento da 21ª edição do programa

Imagem da da Agência Brasília.

O governo de Brasília oficializou o Cidades Limpas. Na cerimônia de lançamento da 21ª edição, na manhã desta segunda-feira (14), em Águas Claras, o governador Rodrigo Rollemberg assinou o decreto que cria formalmente o programa.

O governador Rodrigo Rollemberg assinou o decreto que cria formalmente o programa Cidades Limpas. Na cerimônia de lançamento da 21° edição, na manhã desta segunda-feira (14), em Águas Claras.
O governador Rodrigo Rollemberg assinou o decreto que cria formalmente o programa Cidades Limpas. Na cerimônia de lançamento da 21° edição, na manhã desta segunda-feira (14), em Águas Claras. Foto: Tony Winston/Agência Brasília

Coordenado pela Secretaria das Cidades, o Cidades Limpas consiste em esforços concentrados do governo de Brasília nas diversas regiões administrativas a fim de trazer melhorias urbanas imediatas.

As ações se baseiam em demandas encaminhadas por moradores às administrações regionais.

“Os resultados desse programa estão aí: a diminuição significativa dos casos de dengue, zika e chikungunya. A redução foi de 80% em relação ao ano passado”, disse Rollemberg, que classificou o programa como extremamente bem-sucedido, fruto de uma grande articulação do governo com a sociedade.

O governador destacou ainda que esse é um cuidado que tem de ser permanente, pois o Aedes aegypti, mosquito transmissor dessas doenças, se adapta muito facilmente a condições diferentes.

Para o secretário das Cidades, Marcos Dantas, a palavra-chave do programa é gestão. “A institucionalização do Cidades Limpas é o reconhecimento de um trabalho de grande simplicidade e com premissas básicas: planejamento, maior presença nas regiões e diminuição da burocracia.”

“Os resultados desse programa estão aí: a diminuição significativa dos casos de dengue, zika e chikungunya. A redução foi de 80% em relação ao ano passado”Rodrigo Rollemberg, governador de Brasília

Nesta 21° edição, lançada na Rua 13 Sul, serão 228 trabalhadores apoiados por 77 máquinas e equipamentos. Eles vão atuar em Águas Claras de hoje até 25 de agosto.

As ações prioritárias envolvem retirada de entulho, limpeza de terrenos vazios e recolhimento de carcaças de automóveis. Também haverá poda de árvores, tapa buracos, instalação de quebra-molas, capina e roçagem, além de revitalização da iluminação pública.

O governo identificou ainda cerca de cem carcaças de veículos abandonados pelas ruas da região. Os proprietários foram notificados, e, caso as estruturas permaneçam nas ruas, elas serão retiradas pelas esquipes do Cidades Limpas.

Lançado em novembro do ano passado, o programa já passou por 19 localidades:Gama, Itapoã, Paranoá, Ceilândia, Brazlândia, Estrutural, Planaltina, São Sebastião, Fercal, Sobradinho II, Vila Planalto, Guará, Sobradinho, Samambaia, Taguatinga, Riacho Fundo I, Santa Maria, Recanto das Emas e Riacho Fundo II. As informações são da RadioAgência Nacional/Central de conteúdo.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*