Programa das Forças Armadas qualifica cerca de 200 mil recrutas

Iniciativa do Ministério da Defesa tem o objetivo de reduzir o risco social dos jovens de baixa renda que prestam o serviço militar

Imagem do portal Brasil

Nem só de rotinas rígidas vivem os soldados das Forças Armadas. Além de ter de cumprir com suas obrigações militares no quartel, os recrutas também têm a oportunidade de se capacitar profissionalmente. Isso é possível por meio do Projeto Soldado Cidadão, iniciativa do Ministério da Defesa que, entre 2004 e 2016, habilitou 223.492 jovens.

A iniciativa é colocada em prática com a ajuda da Marinha, Exército e Aeronáutica. Cada Organização Militar prepara os procedimentos para inscrição e matrícula dos militares. A seleção leva em consideração dois critérios: recrutas incorporados que apresentem carência social e menor grau de escolaridade; militares do Núcleo Base (pessoal que permanece na Força após a prestação do serviço militar obrigatório) no último ano de incorporação.

Segundo o Ministério da Defesa, esses critérios têm como objetivo “reduzir o risco social dos jovens de baixa renda que prestam o serviço militar inicial já que, quando alguns dão baixa, podem ser cooptados pelo crime organizado devido ao seu treinamento militar e manejo com arma”.

As aulas são presenciais e ministradas por instituições reconhecidas nacional ou regionalmente. Além da capacitação profissional, são ministrados módulos de cidadania e empreendedorismo.

Os cursos têm carga horária mínima de 160 horas e são oferecidos em diversas áreas como: Telecomunicações; Automobilística; Alimentícia; Construção Civil; Artes Gráficas; Confecção; Têxtil; Eletricidade; Comércio; Comunicação; Conservação e Zeladoria; Informática; Atividades Rurais; Saúde; e Lazer e Desenvolvimento Social.

 

Dia do Soldado 

Nesta sexta-feira (25) é comemorado o Dia do Soldado. A data é lembrada desde 1923, quando foi celebrado dos 120 anos de nascimento de Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, patrono do Exército brasileiro.

Primeira graduação do Exército, o soldado é considerado a essência da Força Terrestre. Nos quartéis, esses militares passam por treinamentos para aprenderem a manusear armamentos tais como fuzil, pistola, metralhadora, morteiro e canhão. Eles também recebem instrução de lutas e de como atuar em operações militares diversas.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Defesa 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*