Terça-feira, 11 de Dezembro de 2018

Política
Terça-feira, 09 de Outubro de 2018, 09h:28

Mato Grosso

Mais de 332 mil pessoas votaram na legenda PSL

Da redação

Estadão

Em média, 10% dos votos do Partido Social Liberal (PSL) em Mato Grosso nas eleições proporcionais foram de legenda, aquele em que o eleitor digita apenas os dois primeiros números do partido, sem registrar o nome de nenhum candidato a deputado federal ou estadual.   

Ao todo, mais de 332 mil pessoas votaram somente no PSL. Em 2014, ano da última eleição geral, apenas 632 pessoas votaram na legenda. Os resultados deste ano fizeram com que o partido de Bolsonaro fosse o vencedor de votos em legenda em Mato Grosso.   

O PSL superou até mesmo partidos mais tradicionais, como o PT e o PSDB. Nas últimas eleições gerais, PT e PR receberam mais votos de legenda para deputado estadual e federal, os partidos ficaram com 26 mil e 21 mil votos do tipo, respectivamente. De 2014 até aqui, o PSL saiu de um inexpressivo partido a um sigla potente no estado.   

Este aumento gigantesco levou o diretor-geral do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), Nilson Bezerra, a cogitar que isto ocorreu porque muitos eleitores confundiram a ordem de votação e tentaram votar primeiro para presidente, no caso, para Jair Bolsonaro. ‘A pessoa chegava, sem olhar e votava para Bolsonaro, muita gente votou para deputado federal no 17 e deu confirma, não tem como aparecer a foto, votou de legenda’, afirmou durante coletiva de imprensa no dia da votação.   

Apesar da desconfiança de Bezerra, também houve aumento na votação nominal, quando o eleitor vota pelo nome do candidato e não no partido. Neste caso, 741 pessoas escolheram votar nos deputados federais do PSL em 2014 e este ano o número saltou para 193.487 votos ao partido. Para o cargo de deputado estadual, 355 pessoas votaram para candidatos do PSL em 2014 e o número nas eleições deste ano foi acima de 104 mil pessoas que escolheram candidatos da sigla para ocupar uma vaga na Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

 

Com informações e texto do Gazeta digital

Comentários










COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site. Clique aqui para denunciar um comentário.