Um vídeo de um fazendeiro que matou três onças-pintadas na região do Araguaia interior de Mato Grosso, tem causado revolta por todo o país. As imagens foram divulgadas nas redes sociais.
No vídeo é possível ver três onças-pintadas mortas dentro da carroceria de uma camionete. O caçado comenta que os animais estavam agrupadas e foram abatidos, enquanto estavam em uma árvore. Ele se gaba do feito, se intitulando o ‘matador de onça’.
A filmagem foi feita por uma mulher ainda não identificada. Ela parabeniza o fazendeiro comentando que os animais estariam comendo parte do gado da propriedade rural.
A onça- pintada é o maior felino do continente americano e atualmente é classificada como “vulnerável” pelo Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção de 2018, elaborado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
A agropecuária é uma das maiores ameaças à existência do animal. Os felinos estão vivendo em um espaço que cada dia que passa está sendo reduzido. Em decorrente da diminuição desse habitat natural as onças passam a procurar alimento nas criações de gado, e uma vez tendo adquirido este hábito, viram alvos fáceis, pois perdem o instinto antipredador.
A Polícia Militar está realizando investigações sobre o caso. De acordo com o delegado Valmon Pereira da Silva, da Delegacia de Cocalinho, em Mato Grosso, Já houve o registro da ocorrência de crime ambiental contra fauna na unidade.
Está sendo apurada a veracidade do vídeo e se o caso realmente aconteceu no município.