Domingo, 08 de Dezembro de 2019

Polícia
Quarta-feira, 13 de Novembro de 2019, 08h:15

Ameaçada de Extinção

As onças-pintadas que fazendeiro matou está na lista de animais vulneráveis a extinção

A Polícia Militar está realizando investigações sobre o caso.

Aline Barbosa

Um vídeo de um fazendeiro que matou três onças-pintadas na região do Araguaia interior de Mato Grosso, tem causado revolta por todo o país. As imagens foram divulgadas nas redes sociais.

No vídeo é possível ver três onças-pintadas mortas dentro da carroceria de uma camionete. O caçado comenta que os animais estavam agrupadas e foram abatidos, enquanto estavam em uma árvore. Ele se gaba do feito, se intitulando o ‘matador de onça’.

A filmagem foi feita por uma mulher ainda não identificada. Ela parabeniza o fazendeiro comentando que os animais estariam comendo parte do gado da propriedade rural.

A onça- pintada é o maior felino do continente americano e atualmente é classificada como “vulnerável” pelo Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção de 2018, elaborado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

A agropecuária é uma das maiores ameaças à existência do animal. Os felinos estão vivendo em um espaço que cada dia que passa está sendo reduzido. Em decorrente da diminuição desse habitat natural as onças passam a procurar alimento nas criações de gado, e uma vez tendo adquirido este hábito, viram alvos fáceis, pois perdem o instinto antipredador.

A Polícia Militar está realizando investigações sobre o caso. De acordo com o delegado Valmon Pereira da Silva, da Delegacia de Cocalinho, em Mato Grosso, Já houve o registro da ocorrência de crime ambiental contra fauna na unidade.

Está sendo apurada a veracidade do vídeo e se o caso realmente aconteceu no município.

 

 

Comentários










COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site. Clique aqui para denunciar um comentário.