Melhora na economia facilita acesso dos consumidores a empréstimos

Queda dos juros aliada à redução da inflação beneficia demanda por crédito

Imagem ilustrativa do portal USP

Com a queda da inflação e dos juros básicos, os brasileiros começam a sentir a melhora nas condições econômicas do País. Reflexo disso é o acesso mais facilitado às linhas de crédito.

Dados da Serasa Experian mostram que a quantidade de pessoas em busca de crédito aumentou 9,9% em agosto na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Essa é a quarta alta seguida nessa base de comparação

Em relação ao mês anterior, a demanda por crédito em agosto apresentou alta de 5,9%. Já no acumulado do ano, essa busca cresceu 4,3% na comparação com o mesmo período de 2016.

Na avaliação dos economistas da entidade, o acesso ao crédito tem sido influenciado de forma positiva pela melhora nos indicadores econômicos. “A quarta alta interanual consecutiva deste indicador revela que o consumidor está retornando ao mercado de crédito”, aponta a pesquisa.

Atualmente, os juros básicos da economia, a Selic, estão em 8,25% ao ano. Há pouco mais de um ano, estava em 14,25%. Quanto mais a taxa cai, maior é o acesso das pessoas ao mercado de crédito. Outro fator importante que impacta diretamente na capacidade de consumo dos brasileiros, a  inflação está no seu nível mais baixo em 18 anos: 2,46%. Para os especialistas, essa reunião de fatores econômicos contribui para o cenário positivo do País.

As informações são do Serasa ExperianBanco Central IBGE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*