27 de Maio de 2017

Facebook Twitter Google Plus rss
Mapa do Brasil
Segunda, 06 de março de 2017, 07h10 Tamanho do texto A- | A+


MEIO AMBIENTE

Peixes são encontrados mortos em reservatório de Belo Monte no Pará

Foto: Regina Santos/ Norte Energia

Clique para ampliar



Dezenas de peixes foram encontrados mortos no lago da Hidrelétrica de Belo Monte, no Pará.

 

Segundo a Norte Energia, empresa responsável pelo empreendimento, equipes de monitoramento de fauna aquática e de qualidade da água dos reservatórios estão trabalhando para averiguar a real causa do evento observado no Igarapé Ambé.

 

O biólogo e professor da Universidade Federal do Pará, Rodolfo Salm, mora bem próximo ao lago e afirma que a situação é preocupante.

 

Sonora: "Chega lá você vê peixe morto para tudo que é lado. E eles estão sendo continuamente recolhidos pelas pessoas que estão administrando a barragem. E ainda assim, acumulam-se muitos. A situação é dramática, é muito deprimente."

 

Para a Norte Energia, uma das causas pode estar ligada à presença de vegetação de igapó e de matéria orgânica no entorno do igarapé Ambé, o que aumenta naturalmente o consumo de oxigênio na água.

 

Já para o professor, a causa imediata pode ser a subida rápida das águas do reservatório, alagando áreas com vegetação, que acabam entrando em decomposição. Mas ele acredita que o problema também esteja ligado à falta de saneamento básico na região, uma das condicionantes da empresa para realizar a obra. Sem sistema de esgoto, os dejetos acabam despejados no rio Xingu.

 

Segundo a Norte Energia, os peixes encontrados estão sendo retirados para evitar danos ao meio ambiente. As informações são da Radioagência Nacional.



AVALIE:
0
0
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Enquete

Quantas vezes você já doou sangue?

Uma vez

Duas vezes

Três ou mais

Nunca

  • Parcial Votar

PREVISÃO DO TEMPO

NEWSLETTER

Preencha o formulário abaixo para
receber nossa newsletter:




Copyright © 2014 Brasil Notícia - Todos os direitos reservados. É proibida a reproduçao total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização por escrito dos responsáveis.