23 de Abril de 2017

Facebook Twitter Google Plus rss
Mapa do Brasil
Terça, 11 de abril de 2017, 14h41 Tamanho do texto A- | A+


MEIO AMBIENTE

Canal do Rodeador começa a ser recuperado em caráter emergencial



Um trecho de 30 metros do canal do Rodeador, em Brazlândia, começou a ser recuperado nesta terça-feira (11). Ele é o principal braço de irrigação da área, responsável pelo abastecimento de cerca de cem propriedades rurais. A colocação de manilhas tem o objetivo de aumentar a disponibilidade hídrica, uma vez que reduz a perda de água por infiltração.

 

O projeto foi elaborado pela Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF). A tubulação foi cedida pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), e o maquinário, pela pasta da Agricultura.

 

A intervenção ocorre em caráter emergencial, com base em um pedido da comunidade. Em mutirão de manutenção do canal, os agricultores perceberam que parte da água infiltrava na terra e não chegava até as propriedades. “[A água] estava saindo a uns 60 metros abaixo do canal, em uma grota”, explica o assessor técnico da Emater, Edvan Sousa Ribeiro.

 

Ação rápida para minimizar os impactos da perda hídrica

A obra tem de ser feita no dia em que o canal fica fechado, em virtude do racionamento. Não há custos adicionais para executá-la, uma vez que materiais e equipamentos foram obtidos por meio de parceria com os diversos órgãos do governo de Brasília. Outros três pontos também serão revitalizados nessa condição. Eles somam 1 quilômetro de extensão.

 

A mão de obra, por sua vez, é dos produtores. “Todo ano, mais ou menos nesta época, fazemos a limpeza do canal, capinamos e retiramos obstáculos que podem obstruir a passagem da água”, explica o presidente do Condomínio do Sistema de Irrigação Rodeador, Ricardo Kiyoshi Sassa.

 

Ao notar o problema, a associação acionou a secretaria. “Percebemos que tínhamos que agir rápido. Por isso, reunimos um pessoal para ajudar na colocação das manilhas”, conta o presidente.

 

A recuperação dos 32 quilômetros do canal do Rodeador está prevista no conjunto de ações para enfrentamento da crise hídrica na área rural, anunciado em janeiro deste ano. A obra é de grande porte e, por isso, depende de complementação de recursos pelo governo federal. Quando concluída, a revitalização deve aumentar em 100 litros por segundo a vazão que chega ao Reservatório do Descoberto.

 

Desde fevereiro, o governo tem feito a recuperação de canais de irrigação na região da Bacia do Alto Descoberto.  A ação começou pelo Córrego Guariroba, um dos afluentes do Ribeirão Rodeador. Em seguida, nova frente de trabalho foi aberta no canal do Córrego Cristal, também em Brazlândia. As informações são da Agência Brasília



AVALIE:
0
0
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Enquete

Quantas vezes você já doou sangue?

Uma vez

Duas vezes

Três ou mais

Nunca

  • Parcial Votar

PREVISÃO DO TEMPO

NEWSLETTER

Preencha o formulário abaixo para
receber nossa newsletter:




Copyright © 2014 Brasil Notícia - Todos os direitos reservados. É proibida a reproduçao total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorizaçao por escrito dos responsáveis.