Mato Grosso: Congresso Estadual da CSB termina amanhã (23)

Imagem da Assessoria

O Congresso Estadual da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) realizado desde o dia 20 de junho no Hotel Deville em Cuiabá termina nesta sexta-feira (23).

Vários assuntos estão sendo debatidos durantes esses dias.  Entre eles o  cenário político e econômico do País, com destaque para o momento de luta da classe trabalhadora contra a retirada de direitos, sobretudo contra as reformas da Previdência e trabalhista.

Para o membro nacional,  coordenador e  futuro vice-presidente da  CSB em Mato Grosso, Antonio  Wagner de Oliveira,  o encontro serve para esclarecer aos trabalhadores  e formar  dirigentes sindicais .

“Compreendemos   que  só  com um povo esclarecido pode se   indignar   e   chegar a  um ponto de se  rebelar e ir para as ruas e  fazer o  enfrentamento dos desmontes que os trabalhadores tem enfrentado.  A ideia é ampliar  a quantidade de líderes sindicais, dessa forma aumentado a luta em todo estado ”, disse Wagner.

Exibindo 1ff92d85-a89c-4b0f-a6fa-c3b6517b15a7.jpg

Estão participando do Congresso Estadual da Central dos Sindicatos Brasileiros dirigentes de entidades sindicais do estado do Mato Grosso filiadas à Central dos Sindicatos Brasileiros entre outros trabalhadores da luta sindical.

Temas como os eixos temáticos independência, desenvolvimento e justiça social, estão: o atual contexto político-econômico do Brasil, sindicalismo e a realidade dos profissionais brasileiros. Ao longo do Congresso, professores, juristas, consultores técnicos do DIEESE e economistas ainda dissertarão sobre a “História do Movimento Progressista Brasileiro”, a “Reforma da Previdência e suas consequências”, os “Impactos da Reforma Trabalhista”, a “Liderança Sindical e seus Desafios”, o “Assédio Moral no Trabalho” e as “Noções de Administração Sindical”.

Pautados nos princípios do trabalhismo e da unicidade sindical, os Congressos Estaduais da CSB pretendem reunir dirigentes para discutir também temas fundamentais para a realidade de cada estado.

Exibindo 47d297f3-2c50-4cf7-a2cf-25367c4367bb.jpg

As inscrições devem ser feitas neste link apenas para dirigentes de entidades filiadas do estado, conforme estabelece o Regimento Interno do evento. Todas as informações sobre o Congresso Estadual do Mato Grosso, bem como a programação completa, estão no site oficial do evento.

Programação

Quinta-feira – 22 de Junho

Das 11h às 12h30 – Tema: “Estatuto Sindical” Palestrante: Gérson Marques (Doutor, Professor da UFC, Procurador Regional do Trabalho, MPT/CE); Estatuto Sindical: Importância do Estatuto sindical. Atualidade e modernização do estatuto. Democracia estatutária. Inconstitucionalidade de dispositivos estatutários. Estruturação da entidade sindical, por meio do Estatuto. Assembleias. Considerações sobre regras eleitorais; relevância das Atas. Comentários jurisprudenciais.

– Das 12h30 às 14h – Almoço

– Das 14h às 15h – Tema: “Proteção de dirigentes sindicais ” Palestrante: Meton Marques (Doutor, Desembargador TRT-22, Professor da UFPI); Dirigente sindical: O representante sindical, na empresa. Legitimidade sindical. Proteção ao dirigente. Estabilidade. Atos antissindicais. Denúncias ao MPT. Reintegração. Indenizações. Jurisprudência.

– Das 15h às 16h – Tema: “Controle de Gestão Publica ” Palestrante: Moises Maciel (Conselheiro do Tribunal de Contas de MT) Controle externo dos TCE’s e a atuação das Entidades Sindicais em co-parceria fiscalizatória com os TCE’s

– Das 16h às 16h20 – Intervalo

– Das 16h20 às 18h – Tema: “Democracia, liberdade e função sindicais” Palestrante: Luís Antonio Camargo (SubProcurador-Geral do Trabalho-DF, Especialista); Função sindical: O papel do sindicato na defesa da categoria e na conquista de direitos. Liberdade sindical. Sindicalismo de resultados e sindicalismo ideológico. Integração dos dirigentes na atuação coletiva. Decisões colegiadas. Compartilhando decisões com a categoria.

Das 19h às 21h – Jantar

Sexta-feira – 23 de Junho

Das 9h às 12h – Sessão plenária de debates e aprovação de moções

12h – Checkout no Hotel

Das 12h às 13h30 – Almoço

TESES – II Congresso

Cristina Costa
Assessoria de Comunicação

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*