Sábado, 20 de Julho de 2019

Internacional
Segunda-feira, 08 de Julho de 2019, 08h:13

acima do limite estabelecido

Irã eleva tensões ao anunciar maior enriquecimento de urânio

Agência Brasil

Reprodução: Agência Brasil

O Irã anunciou neste domingo que em breve vai aumentar seu enriquecimento de urânio acima do limite estabelecido em um acordo nuclear de 2015, movimento que deve provocar uma reação mais dura do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Trump vem pressionando o Irã para renegociar o pacto.

Em um sinal de elevadas tensões, França, Alemanha e Reino Unido --todos participantes do acordo-- demonstraram preocupações sobre a decisão do Irã.

Em entrevista à imprensa, autoridades iranianas disseram que o país continuará reduzindo seus compromissos a cada 60 dias, a menos que os signatários europeus do pacto o protejam das sanções dos EUA.

"Estamos totalmente preparados para enriquecer urânio a qualquer nível e com qualquer quantidade", disse Behrouz Kamalvandi, porta-voz da Organização de Energia Atômica do Irã.

"Em algumas horas o processo técnico será finalizado e o enriquecimento além de 3,67% começará", disse ele, referindo-se ao limite estabelecido no acordo de 2015.

Teerã não dá sinais de sucumbir à pressão de Trump em um confronto que atingiu dimensão militar, com Washington culpando Teerã por ataques a petroleiros e o Irã derrubando um drone dos EUA.

Comentários










COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site. Clique aqui para denunciar um comentário.