Caldeirão Político

Quarta-feira, 06 de Fevereiro de 2019, 10h:12

Médicos poderão fazer consultas a distância

Agência Brasil

O Conselho Federal de Medicina (CFM) deve publicar no Diário Oficial desta semana o texto que regulamenta a telemedicina. Em entrevista ao programa Revista Brasil, o integrante do CFM e relator da resolução, Aldemir Soares, ressaltou que a população ganha à medida que se aproxima mais o médico de comunidades distantes e remotas.

Ouça a entrevista no player abaixo:

 

A partir do momento que a resolução for publicada, os médicos poderão fazer consulta, diagnóstico e até cirurgias a distância.

 

“Na consulta regular, depois da consulta presencial, é possibilitado ao médico e ao paciente que eles façam o controle via telemedicina, para que a pessoa não tenha que retornar ao consultório apenas para mostrar um resultado de exame”, completa.    

 

Ele acredita que é necessário um investimento alto na telemedicina na saúde pública.

Sobre o fato da falta de energia elétrica e internet em lugares longínquos e no interior, o que impossibilitaria o uso da telemedicina, o doutor Adelmir defende: “Hoje a gente entende que muitas comunidades vão ter dificuldade. Mas esse investimento não é tão importante do ponto de vista do benefício que ele pode levar, e eu acho que é só uma questão de fazer uma sistematização de como investir e quando.”  

Revista Brasil vai ao ar de segunda-feira a sábado, às 8h, na Rádio Nacional de Brasília. É transmitido de segunda a sexta-feira, às 8h, na Rádio Nacional da Amazônia e na Rádio Nacional do Rio de Janeiro. E também de segunda a sexta-feira, às 6h, na Rádio Nacional do Alto Solimões.


Fonte: Brasil Notícia

Visite o website: brasilnoticia.com.br