Segunda-feira, 16 de Setembro de 2019

Governo
Quarta-feira, 11 de Setembro de 2019, 07h:11

Distrito Federal

GDF Presente faz primeira ação em Sol Nascente/Pôr do Sol

Agência Brasília

Foto: Acácio Pinheiro / Agência Brasília

A nova região administrativa do Distrito Federal recebeu a equipe do GDF Presente na manhã de ontem (10). Esta é a primeira vez em que a comunidade de Sol Nascente/Pôr do Sol, depois de criada em 14 de agosto, recebe o programa. O objetivo é se antecipar a eventuais transtornos, na iminência do próximo período chuvoso, além de sanar problemas visíveis da região imediatamente.

A palavra de ordem é a integração entre equipe de governo e diversos órgãos públicos. “Estamos vivendo um momento de euforia. O nosso sonho está sendo realizado. Estamos saindo do anonimato e vindo para o mundo real. A chegada do GDF Presente é parte disso”, comemora a moradora Francisca Ambrósio do Nascimento, no Sol Nascente há 37 anos.

Estiveram no encontro para comemorar o início das ações na região administrativa o secretário de Governo, José Humberto Pires, que coordena o programa, o secretário de Cidades, Gustavo Aires, e o administrador do Sol Nascente/Pôr do Sol, Goudim Carneiros, além de lideranças comunitárias e representantes de outros órgãos do governo.

Maquinário presente: 21 máquinas foram cedidas para o trabalho na nova R.A. | Foto: Acácio Pinheiro / Agência Brasília

“É histórica a criação da cidade [Sol Nascente/Pôr do Sol], bem como a chegada deste programa, que tem feito a diferença no DF. A gente quer melhorar a vida desse povo, e assim o faremos”, declarou José Humberto.

A cidade Sol Nascente/ Pôr do Sol surgiu de uma invasão em meados dos anos 2000, em uma área que antes era chácara, daí o povoamento do local ter sido feito de forma desordenada. Uma das promessas de campanha do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, foi justamente a criação dessa região administrativa, providência que implica organização e desenvolvimento social. Uma vez cumprido o compromisso, os trabalhos têm sido executados e levam conforto e dignidade aos moradores.

“Hoje nós recebemos o polo de máquinas do GDF Presente e estamos satisfeitos. A minha rua está mais limpa e tem menos buracos. Então nós estamos felizes, sim”, festejou Marcos Antônio Rodrigues da Silva, morador da região há 15 anos.

Secretário classificou como “histórica” a criação da cidade, bem como as ações do GDF Presente | Foto: Acácio Pinheiro / Agência Brasília

Administrador da região, Goudim Carneiros explica que, nesta primeira parada, o foco será o trabalho preventivo em razão da proximidade do período de chuvas. “Por se tratar de uma cidade construída sem um projeto, os transtornos podem se tornar ainda mais preocupantes. Então, nós vamos focar inicialmente nisso, para a população ter mais tranquilidade”, afirmou.

Ao todo, 30 homens vão trabalhar no local. Foram cedidas 21 máquinas, entre elas duas motoniveladoras, doze caminhões-caçamba, uma retroescavadeira, dois caminhões pipas, três caminhões-carroceria e um rolo de máquinas.

A equipe ficará no local até 13 de setembro. O retorno será no dia 20 do mesmo mês, com o intuito de acompanhamento e continuidade à resolução das demandas.

O programa acolhe demandas da população por serviços como limpeza de entulhos, retirada de galhos, poda de árvores, operação tapa-buracos, construção e pintura de quebra-molas, pintura de faixas de pedestre, limpeza de bocas de lobo, troca de lâmpadas e roçagem.

Novacap, DER/DF, SLU, CEB, Caesb, Detran/DF, Secretaria das Cidades e Secretaria de Governo integram a força-tarefa do GDF Presente. Equipes das regiões administrativas também participam das jornadas de trabalho.

Comentários










COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site. Clique aqui para denunciar um comentário.