Terça-feira, 02 de Março de 2021

Geral
Terça-feira, 19 de Janeiro de 2021, 12h:30

VACINA EM PERNAMBUCO

Recife inicia vacinação de grupos prioritários contra a Covid-19

Fonte: Folha Pe

Marcos Pastich/PCR Imagem

A campanha de vacinação contra a Covid-19 no Recife segue e, nesta terça-feira (19). Trabalhadores da linha de frente do Hospital Provisório do Recife, na rua da Aurora, receberam as primeiras doses.

A técnica em Enfermagem Maria José da Silva, de 32 anos, moradora da comunidade do Detran, na Iputinga, na Zona Oeste do Recife, foi a primeira a ser imunizada. Ao receber a vacina, a profissional dedicou o momento aos colegas da enfermagem.

“Por tudo que a gente vive no dia a dia, no hospital, dá medo, muitas vezes, mas agora estou mais aliviada. A gente esperava há muito tempo por esse momento. A vacina é para o bem de todos, para tudo voltar ao normal”, declarou a profissional, que mora na comunidade do Detran, na Iputinga.

Segundo a prefeitura, nesta primeira etapa, 13 equipes volantes da Secretaria de Saúde do Recife (Sesau) circularão por unidades de saúde, instituições de longa permanência para idosos e residências inclusivas para vacinar o primeiro grupo priotário.

O Recife recebeu, do Ministério da Saúde, um total de 66,2 mil doses, o que garante o esquema vacinal para 33,1 mil pessoas, uma vez que a Coronavac necessita de aplicação em duas doses.

Os primeiros vacinados da Capital são trabalhadores de saúde da linha de frente; idosos acima de 60 anos que vivem nas Instituições de Longa Permanência e os trabalhadores desses locais; e pessoas com mais de 18 anos com deficiência severa que moram em residências inclusivas. As equipes itinerantes seguirão um cronograma para vacinar o público-alvo nos próximos dias.

 
 
 
 
Recife inicia vacinação de grupos prioritários contra a Covid-19 (Foto: Marcos Pastich/PCR Imagem)
 
 

De acordo com a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque, a previsão é concluir a primeira etapa em até três semanas. 

“Pela característica do público desse primeiro momento, vamos até essas pessoas, para dar melhor acesso aos idosos e as pessoas com deficiência, e para evitar que os profissionais saiam dos postos de trabalho. É um passo importante no enfrentamento à pandemia, e uma alegria saber que começamos a proteger nossa população, mas também é fundamental que as pessoas continuem seguindo as recomendações como distanciamento social, uso de máscara e higienização das mãos”, disse a secretária.

A secretária reforça que a segunda dose para quem começou a ser imunizado está garantida e começará a ser aplicada a partir de 15 dias da administração da primeira dose. O início da próxima fase da campanha, no entanto, dependerá do envio de novas doses pelo Ministério da Saúde.

Próxima fase 
Com a chegada de mais doses e a possibilidade de ampliar o público, a Prefeitura do Recife passará a dispor de 65 salas de vacinação em nove pontos espalhados pela cidade.

O plano será dividido em quatro fases, com duração de um mês cada, e etapas - subdivisões que vão variar de acordo com o número de doses recebidas.

Os módulos seguintes serão atendidos em nove centros de vacinação, com 65 salas, e três pontos de drive thru.

Locais definidos para o 2º módulo - total de 65 salas
Compaz Dom Helder - 8 salas
UCIS Guilherme Abath - 5 salas
Escola Nilo Pereira - 8 salas
Compaz Miguel Arraes - 4 salas
Escola Governador Miguel Arraes - 8 salas
Geraldão - 8 salas
Escola Nadir Colaço - 8 salas
UPA-E Ibura - 8 salas

Já os drive-thru serão no Geraldão, no campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e no Parque da Macaxeira.  

Nas etapas seguintes, os recifenses deverão usar o aplicativo Recife Conecta para fazer cadastro. O cidadão poderá escolher local e horário de atendimento para receber sua dose. Pontos de apoio serão montados para o cadastro físico de quem não tem acesso à internet.

 
Comentários










COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site. Clique aqui para denunciar um comentário.