Terça-feira, 02 de Março de 2021

Geral
Quinta-feira, 18 de Fevereiro de 2021, 12h:10

E produzir oxigênio no planeta vermelho

Em missão da Nasa, Perseverance pousa em Marte nesta 5ª feira; acompanhe

Deve coletar sinais de vida do passado E produzir oxigênio no planeta vermelho

Fonte: Poder 360

Divulgação

Após viagem de 7 meses, a sonda Perseverance (“perseverança”, em português) pousa em Marte nesta 5ª feira (18.fev.2021) por volta das 17h55, no horário de Brasília. O veículo exploratório faz parte de um projeto da Nasa, agência espacial americana, que visa colher amostras do solo do planeta vermelho em uma busca por sinais de vida.

Medindo 3 metros de comprimento e pesando cerca de uma tonelada, o Perseverance irá coletar amostras do solo e buscar microfósseis no planeta vermelho.

O veículo exploratório fez uma viagem no espaço de 470 milhões de quilômetros desde que foi lançada do cabo Canaveral, na Flórida, no fim de julho de 2020. O local do pouso em Marte será na Cratera de Jezero, que foi delta de um rio há 3,9 bilhões de anos.

Para que a sonda pouse, ela precisará passar pelos “7 minutos de terror”, tempo em que não haverá qualquer contato com a equipe. Nesse tempo, a sonda irá mergulhar em direção ao solo, realizando manobras coreografadas até que o robô deixe a cápsula no lugar esperado.

A Nasa só vai saber se a operação de pouso foi concluída com sucesso quando a conexão via rádio for reestabelecida.

As primeiras imagens registradas pelo Perseverance podem demorar algumas semanas para serem enviadas, quando as câmeras e microfone se conectarem à sede da empresa. A demora ocorre pela ausência de tecnologia, já que a conexão em Marte é inferior à internet discada. As informações atualizadas serão divulgadas no site oficial da Nasa.

Será possível acompanhar a contagem regressiva e a narração de aterrisagem ao vivo pelo canal da Nasa no Youtube a partir das 16h15. Acompanhe:

 

MISSÃO

Para executar a missão de 2 anos, a sonda passará por um período de verificação que certificará se pode seguir para seu objetivo. A busca por evidências de vida, o estudo do clima e da geologia do planeta integram o itinerário da Perseverance que tem como foco o recolhimento de amostras do solo que devem retornar à Terra em 2026.

Serão 24 quilômetros percorridos em 24 meses em uma velocidade menor que 1,6 km/h.

A missão da Nasa também irá produzir oxigênio em solo marciano. O experimento pretende transformar gás carbônico da atmosfera rarefeita de Marte em oxigênio. Se bem sucedido, o projeto poderá servir para fornecer oxigênio para o consumo dos astronautas que cheguem por lá. Além disso, poderá suprir naves projetadas para fazer o caminho de volta, de Marte para a Terra, algo que, por ora, ainda não tem data para acontecer.

DRONE

Como ferramenta de auxílio durante a jornada da sonda, o drone Ingenuity será o 1º helicóptero a voar em outro planeta. Para poder levantar voo, o drone passará por 5 testes durante 30 dias.

Caso obtenha sucesso, novas aeronaves serão pensadas pela Nasa para missões futuras.

Assista ao vídeo de divulgação da Nasa (1min):

 

Comentários










COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site. Clique aqui para denunciar um comentário.