Segunda-feira, 01 de Junho de 2020

Geral
Quarta-feira, 04 de Março de 2020, 11h:29

Moradores do Bairro Vila Canaã

Casas da Vila Canaã, em Caxias, RJ, são invadidas por terra após deslizamento de encosta

FONTE: G1

Moradores do bairro Vila Canaã, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, tiveram que sair correndo de casa no início da noite desta terça-feira (3), por causa do deslizamento de uma encosta. Choveu forte na região e a terra que deslizou invadiu muitas casas da região .

Até o início da manhã desta quarta-feira (4), a água da chuva acumulada na região continuava escoando por dentro de casas e saindo na rua. Desde a noite de sábado (29) chove forte em várias regiões do estado. Cinco pessoas morreram vítimas das chuvas.

“Ficamos assustados com o tanto de água e lama que desceu. Graças a Deus deu tempo de a gente chamar os vizinhos e todo mundo de se deslocar para não ter prejuízos maiores”, disse Anderson Marques, dono de uma das casas.

Durante a enxurrada, Marques teve que derrubar o portão para que a água escoasse e não derrubasse os muros dos vizinhos.

  Queda de barreira na Vila Canaã, em Caxias — Foto: Reprodução

Queda de barreira na Vila Canaã, em Caxias — Foto: Reprodução

 

Na virada de sábado (29) para domingo (1º), o imóvel já tinha sido invadida por lama. A Prefeitura de Caxias esteve no local e fez a limpeza do bairro. Mas na noite de terça, com a chuva forte, os problemas voltaram.

A Defesa Civil do município passou a madrugada desta quarta-feira (4) orientando os moradores, segundo o coordenador do plantão, Moisés Moreira.

“Fizemos um boletim de ocorrência, retiramos as famílias do local para que não haja o risco de um novo deslizamento e elas sofram algum dano. Vamos vir com a equipe da engenharia fazer uma análise do nível de deslizamento da barreira. As equipes vão orientar o morador com o que deve ser feito e vão interditar as casas se necessário for”, disse Moreira.

A quantidade de lama e terra que desceu da encosta chegou a mais de meio metro de altura. Moradores retiraram parte do material, mas mesmo assim, ainda não é possível, por exemplo, tirar os carros das garagens.

Moradores temem mais deslizamentos de terra e de uma grande pedra que tem na encosta e que pode descer, caso a chuva continue. Vizinhos fizeram um mutirão para ajudar na limpeza do bairro.

A Defesa Civil de Caxias deve voltar ao local na manhã desta quarta para avaliar os novos estragos provocados pela chuva.

Comentários










COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site. Clique aqui para denunciar um comentário.