Quarta-feira, 19 de Junho de 2019

Gastronomia
Sexta-feira, 05 de Abril de 2019, 10h:44

GASTRONOMIA CUIABANA

Maria Izabel receita típica da culinária de Mato Grosso

INDICADOR ECONÔMICO

GASTRONOMIA CUIABANA

Sem condições de adquirir alimentos e produtos de fora, os cuiabanos tiveram que consumir somente o que cultivavam durante a Guerra do Paraguai, entre os anos 1864 e 1870. Desse isolamento surgiram alguns pratos típicos da região, como a carne com arroz, denominada ‘Maria Izabel’, e a carne com banana verde, conforme o historiador e professor em gastronomia Elson Figueiredo.

 

“Tem toda uma história e identidade de cada prato. A Maria Izabel, por ser simples, saborosa, agregou valores e não é interessante só na hora do quebra-torto (café da manhã dos cuiabanos)”, pontuou.

 

Assim como a Maria Izabel, os cuiabanos uniram dois produtos que tinham com fartura e criaram outro prato típico, que é a carne bovina com banana verde, também muito produzida na região. “Temos carne com fartura”, disse o gastrônomo, ao citar que o peixe também se tornou popular por causa dos rios no entorno da capital mato-grossense. “Tem vários pratos que pensamos ter vindo de outros estados, mas é daquilo que produzimos e relacionados ao nosso bioma”, disse.

 

Ingredientes:

 

-1kg de arroz escolhido e lavado

 

-½ kg de carne seca em cubinhos e dessalgada

 

-4 dentes de alho

 

-1 cebola média picadinha

 

-Óleo e água o suficiente

 

-Salsa e cebolinha picada 

 

Preparo:

 

Em uma panela de ferro, frite a cebola no óleo até dourar. Junte o alho e a carne e deixe fritar. Em seguida, coloque o arroz e refogue por 10 minutos mexendo sempre. Coloque a água fervente até cobrir o arroz. Se precisar coloque sal. Deixe cozinhar até o arroz ficar “al dente”. Salpique salsa e cebolinha. Sirva com farofa de banana.

Comentários










COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site. Clique aqui para denunciar um comentário.