Terça-feira, 16 de Outubro de 2018

Gastronomia
Quarta-feira, 26 de Setembro de 2018, 10h:49

Carboidratos engordam mesmo?

Mega Curioso

Reprodução

Você já cansou de ouvir por aí que o principal vilão de quem quer emagrecer é o tal carboidrato, não é mesmo? Por que será que ele tem essa fama? Simples: pela lógica de que a ingestão de carboidratos aumenta nosso nível de insulina no corpo, o que provoca a queda de açúcar no sangue e, consequentemente, aumenta nosso apetite.

Vendo a coisa desse jeito a solução parece ser cair de boca nas proteínas e ficar por isso mesmo. O problema é que muita gente para por aí nas explicações a respeito do pobre do carboidrato que, talvez você nem saiba, tem dois lados, como tudo na vida.

Existe o carboidrato bonzinho, chamado de completo; e existe também o carboidrato vilão, conhecido como simples.

Os carboidratos simples são aqueles presentes em alimentos naturais, como frutas, vegetais e produtos feitos com leite. Eles estão presentes também em alimentos processados como bolos, pães e biscoitos. Já os carboidratos complexos estão nos alimentos integrais, como grãos, verduras e legumes.

Um tipo se distingue do outro pela forma como é metabolizado em nosso corpo, e essa forma se difere pela diferença nas estruturas moleculares de cada um deles. Acompanhe: quanto mais complexa for essa estrutura, mais o corpo trabalha para quebra-la e absorvê-la. É por isso que ingerir carboidratos complexos prolonga a sensação de saciedade.

O problema mesmo está nos carboidratos simples, ricos em açúcar, com muitas calorias e poucos nutrientes. Pão branco, refrigerantes, doces e afins se tornam gordura facilmente.

 

 

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