Quarta-feira, 17 de Julho de 2019

Estados
Quarta-feira, 03 de Abril de 2019, 10h:22

Terça, 02 de abril de 2019, 14h42 A- | A+ MEIO AM

Prefeito e Iphan entregam obras do Centro Histórico de Cuiabá

Redação

Assessoria

Promover a modernização na Capital dos 300 anos, preservando suas memórias e valorizando os espaços públicos, que já foram palcos de grandes momentos da cuiabania. Cumprindo com esse compromisso, o prefeito Emanuel Pinheiro entregou juntamente com a direção do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), na manhã desta terça-feira (2), mais três obras de requalificação do Centro Histórico de Cuiabá: as Praças Caetano de Albuquerque e Doutor Alberto Novis, além da Escadaria do Beco Alto.

Integrantes do conjunto protegido pelo tombamento federal, as praças, assim como a escadaria receberam novo mobiliário urbano, paisagismo, iluminação, pavimentação e adaptações às condições de acessibilidade, garantindo melhores condições de uso e implementando novos espaços de lazer e convivência aos moradores e visitantes. 

“O Centro Histórico é o coração da nossa cidade. Foi palco de importantes fatos, onde passaram diversas personalidades, que ajudaram a construir nossa história. Um lugar assim, que guarda relíquias dessa terra, não poderia ser esquecido pelo poder público. Então, para os 300 anos, nada mais rico e simbólico do que a valorização da identidade natural da cidade, que é o Centro, patrimônio da nossa biografia”, destacou Pinheiro.

De acordo com secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Juares Samaniego, a ideia da gestão atual é realizar uma reurbanização do Centro Histórico, interligando os espaços e os tornando mais dinâmicos, com mais flexibilidade.  

“É um trabalho minucioso, que exige um equipe especializada na área de patrimônio, pois precisamos promover essa transformação sem danificar a estrutura original. Somando-se a isso, o prefeito nos determinou promover uma reurbanização do Centro, fazendo uma interligação dos espaços. Isso vai trazer mais dinamismo e flexibilidade ao local, podendo algumas áreas se tornarem, de dia, para tráfego de veículos, já à noite, se tornado calçadão”, explicou o secretário, que além dos três projetos, também executou as obras das Praças da Mandioca e da Senhor dos Passos.

As três obras entregues nesta manhã -  além das duas já inauguradas nos anos anteriores da gestão, fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Cidades Históricas, do Governo Federal. As requalificações foram projetadas pela Prefeitura de Cuiabá e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).  Juntos, os três espaços somam investimentos de cerca de R$ 603 mil.

Para a presidente do Iphan, Kátia Bogéa, com as entregas das obras, todos ganham, pois o Centro é preservado e Cuiabá ganha em modernização, sem perder sua essência. Ela parabenizou a gestão e destacou a disposição e energia do prefeito em trabalhar em prol do cumprimento de seus compromissos.

“Há um ano estive aqui e escutei que a Prefeitura iria realizar essas obras e entregá-las da melhor forma à população.  E voltar aqui, após esse tempo, e participar da consolidação desse compromisso, é motivo de muita alegria. O prefeito tem nos mostrado ser um gestor de palavra. Nós, do Instituto, sabemos das dificuldades de se conseguir recurso, porém ele não esmorece. Foi à luta e cumpriu com suas obrigações. Então, quero registrar, o sucesso dessa parceria e parabenizar essa gestão, que, neste marco dos 300 anos da cidade, está promovendo essa linda festa”, frisou Kátia.

Quem está feliz com as melhorias executadas nos espaços, é o grupo de comerciantes.  Segundo o presidente da Associação dos Lojistas do Centro Histórico, João Batista de Abreu, com as ações, todos ganham, desde qualidade de vida até o fomento da economia. “São benfeitorias que alcançam a todos. Trazem melhorias em todos os aspectos. O ambientes ficam mais bonitos, as pessoas ganham espaços para seu lazer e, com isso, frequentam mais aqui e a economia cresce”, afirmou João.   

Comentários










COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site. Clique aqui para denunciar um comentário.