Terça-feira, 18 de Setembro de 2018

Estados
Quinta-feira, 16 de Agosto de 2018, 17h:45

Meteorologia

MATO GROSSO: Cuiabá registra umidade mais baixa do ano; Veja cuidados a serem tomados com clima ‘desértico’

Sarah Moreira

Na segunda-feira (13) o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de emergência para tempo seco nessa semana em Mato Grosso. Na terça-feira (14) a umidade do ar ficou menor que 12%, e na quarta-feira (15) a umidade do ar chegou a 9%, registrando a umidade mais baixa do ano no estado de Mato Grosso.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estabelece que índices inferiores a 60% não são adequados para a saúde humana.

Nesta quinta-feira (16) a máxima é de 27º com mínima 19º. Na sexta-feira (17) o tempo pode variar entre 19 ºe 32º.

 

Recomendações

 

Com o tempo seco, é recomendado manter alguns cuidados com o corpo observando as reações do corpo em consequência do clima. Confira alguns cuidados que o clínico geral Marcelo Sandrin dá:

Ele recomenda que pessoas com sensibilidade ou alergia a um alimento evite consumi-lo. Também é recomendado que ao menos dois litros de líquido sejam tomados durante o dia, afim de hidratar o corpo.

“É interessante lavar as narinas com soro fisiológico ou aplicar jato de gel nasal, que não possui substâncias tóxicas ou prejudicais a saúde” pontuou o médico. Ele também alerta para cuidados com os olhos, afinal as lágrimas evaporam mais depressa com calor excessivo.

É recomendado evitar atividades físicas entre o fim da manhã e início da tarde, são os horários em que a umidade do ar se encontra mais baixa do que em outros horários do dia e o sol costuma estar mais "escaldante".

Comentários










COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site. Clique aqui para denunciar um comentário.