Quarta-feira, 20 de Novembro de 2019

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Quinta-feira, 07 de Novembro de 2019, 10h:46

Mato Grosso

Advogada cuiabana denuncia que sofreu racismo em restaurante

Ludmilla Soares afirma que registrou o caso na Polícia Civil e no Ministério Público Estadual.

Repórter MT

A advogada Ludmilla Soares, 30 anos, denunciou ter sofrido crime de racismo dentro do restaurante Grand Toro Steakhouse durante a noite dessa terça-feira (05) ao sair para jantar com uma amiga, de pele clara, no estabelecimento.

 

A situação foi constrangedora para a cliente, que além de denunciar o crime ao Ministério Público Estadual (MPE), ainda está mobilizando a internet para que os internautas repostem para que a postura do restaurante diante de pessoas negras chegue ao maior número de pessoas possíveis.

A advogada contou ao  que chegou no restaurante com a amiga para jantar, quando já na entrada não houve o atendimento e tiveram que encontrar uma mesa disponível. Até aí, embora demonstrando  serviço ruim, as clientes não acharam nada de mais, uma vez que o restaurante estava cheio e talvez tenha sido apenas falta de atenção dos funcionários.

Em seguida um garçom, que estava atendendo ao rodízio, passou pela mesa e Ludmilla pediu para que chamasse alguém que pudesse atendê-las. Pouco tempo depois chegou outro homem que, depois de perguntado pelas clientes, explicou o horário de funcionamento da cozinha e como funcionava o rodízio, mas as meninas escolheram por uma famosa costelinha oferecida pelo restaurante à la carte.

A amiga de Ludmilla saiu para ir ao banheiro e só nesse momento o garçom de aproximou da advogada, se abaixou e disse baixinho “a costelinha custa R$ 65”, ela sem entender respondeu “oi?” e ele repetiu “a costelinha custa R$ 65”.

 

No depoimento feito no stories do Instagram, Ludmilla deixa uma pergunta: “Gente, porque ele esperou minha amiga, que é branca, sair da mesa para falar que a costelinha custava R$ 65?”

“Por acaso ele pensou que não tinha dinheiro para estar ali e comer a costelinha? Porque ele pensaria isso? Por causa do meu cabelo? Do tom da minha pele. Estamos em 2019 e o racismo ainda existe”, continuou.

A vítima explica que não vai processar e divulgar a situação para ganhar indenização, mas para dar voz a todas as pessoas negras que sofrem discriminação e não sabem como agir ou se defender, que não conhecem seus direitos e às vezes até pensam que é normal.

Ludmilla explicou que a direção do Grand Toro entrou em contato com ela, de forma muito educada, deram algumas explicações e disseram que farão uma retratação pública no Instagram, porém, soltaram apenas uma nota de esclarecimento.

 

Outro lado

 

A diretoria do Grand Toro Steakhouse, em nota, esclarece que em momento nenhum ofendeu a advogada e que apenas informou o preço do prato escolhido pela cliente, já que não constava mais impresso no cardápio à la carte desde de 2018.

O estabelecimento ressalta ainda que não pactua com qualquer ato discriminatório e preconceituoso e ainda se coloca a à inteira disposição para esclarecimento reforçando seu compromisso com a ética, harmonia e cordialidade.

Veja nota na íntegra

"GRAND TORO STEAKHOUSE vem a público esclarecer que atua no ramo de gastronomia há mais de 05 (cinco) anos pautando sua postura no atendimento aos clientes, parceiros, colaboradores e fornecedores de forma humana, ética e responsável;
Esclarece que: “com relação ao episódio veiculado pela advogada Ludmilla Soares nas mídias eletrônicas, sociais e internet na data de 05/11/2019, na qual acusa o restaurante Grand Toro da pratica de racismo que: “em nenhum momento o estabelecimento comercial ofendeu a cliente, mas tão somente reportou à mesma o valor do prato (costelinha ao molho barbecue) que não está mais disponível no cardápio impresso à la carte desde 2018;
Esclareceu, ainda, à cliente que a “costelinha ao molho barbecue”, pedido solicitado, é oferecido à vontade na modalidade de rodízio por R$ 29,90;
Esclarece que repudia e não pactua com qualquer ato discriminatório e preconceituoso;
Por fim, esclarece aos funcionários, colaboradores, fornecedores, que registrou boletim de ocorrência dos fatos veiculados nas mídias sociais e se coloca à inteira disposição para esclarecimento, reforçando seu compromisso com a ética, harmonia e cordialidade.
.
Att
Diretoria Grand Toro".

 
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