29 de Maio de 2017

Facebook Twitter Google Plus rss
Mapa do Brasil
Quinta, 02 de fevereiro de 2017, 19h09 Tamanho do texto A- | A+


ENTREVISTA DA SEMANA / Ações

Novo presidente da AL-MT destaca principais ações realizadas em dois anos de parlamento

AL/MT

Clique para ampliar

A partir de deste ano, Eduardo Botelho assume um novo desafio á frente da Presidência da Casa para o biênio 2017/2019.


Especial para o BRN MT

Exercendo o primeiro mandato de deputado estadual e no segundo ano de parlamento, Eduardo Botelho (PSB) ocupou a cadeira da 1° Vice-presidência da Mesa Diretora.   Nesse período, o deputado teve vários desafios e conquistas, entre eles o encaminhamento de projetos, em busca de melhor qualidade de vida à população mato-grossense.  

 Apesar das lutas e rompimentos de barreiras, independente de oposição, uma das primeiras   ações da gestão foi realizar a reforma administrativa. Juntamente com os demais deputados, o parlamentar presidiu resultados na economia de R$ 20 milhões para a aquisição de 150 ambulâncias destinadas aos municípios do interior, além de emendas para várias regiões.

 Atuando em todo Estado, especificamente na baixada cuiabana e Médio- Norte, Botelho trabalhou de forma promissora para atender as cidades de Mato Grosso com envio de emendas, indicações e leis. Ele criou a frente parlamentar do Vale do Rio Cuiabá, além da lutar pela Agricultura Familiar. A partir  de agora,  Eduardo Botelho assume um novo desafio  à frente   da Presidência da Casa para o biênio 2017/2019.    

 

Brasil Noticia-  Presidente, o Brasil passa por uma crise na economia, que atinge os setores prioritários, por Mato Grosso ser um grande arrecadador, dessa forma pode amenizar o problema?

Deputado-   Em meio a uma crise financeira pela qual passa todo país, Mato Grosso aparece em uma posição em que contribui de forma significativa para a balança comercial brasileira.Entretanto um estado que necessita realizar investimentos essenciais como nas área de Saúde, Educação e Segurança.

Brasil Noticia-  O que foram destinados durante esses dois anos de mandatos para a infraestrutura de cidades do estado?

Deputado-   Nesse período consegui destinar emendas para a recuperação de ruas de Cuiabá e Várzea Grande, um investimento de R$1,7 milhões, no total.  Em Cuiabá, por exemplo, uma emenda vai atender aos moradores e comerciantes da Avenida 30, no Bairro Jardim Industriário, que sofrem com a falta de drenagem de águas pluviais e alagamentos. Lá também será feiro o recapeamento do asfalto.

Já em Várzea Grande, ruas nos bairros Cristo Rei, Dom Orlando Chaves, Manga e Dom Bosco foram recuperadas por meio de minhas emendas. Em breve outras emendas para investimentos serão destinadas á Cidade Industrial.

Brasil Noticia- Além da infraestrutura, o que foram investidos na educação e lazer em Várzea Grande?

Deputado-   Foram empenhadas emendas para construção de três academias ao ar livre na Praça Área Brás no Cristo Rei. Já no Bairro Flor do Ipê, antigo Noesi Curvo, Praça do Parque do Lago.   Destinei ar condicionados para escolas estaduais em Várzea Grande.

Brasil Noticia- E na área urbana da capital?

Deputado- Já foram empenhadas emendas para a instalação doPortal de entradas e pergolados no centro Histórico de Cuiabá, que abrange os calçadões Antônio Maria, Antônio João, Ricardo Franco, Galdino Pimentel e Cândido Mariano, e beneficiará diretamente 3.8 mil lojistas.    

Brasil Noticia- E no interior do estado, o que foi as áreas prioritárias?

 Deputado-   Por meio de emenda minha, os municípios de Tabaporã e Nova Olímpia foram contemplados com micro-ônibus para transporte de pacientes.

 

 Brasil Noticia- E para a saúde de Cuiabá, quais emendas foram destinadas?

 

Deputado-   Eu e outros 10 deputados destinamos emendas para aquisição de 10 respiradores e 4 meses cirúrgicas para atender as Unidades de Terapia Intensiva da Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá. A Associação Coxipoense dos Deficientes também foi comtemplada com móveis usados da Assembleia Legislativa doados para a entidades através de minha indicação. Na mesma ação, a Associação de Proteção   á Vida e Meio Ambiente também receberá móveis.

 

Brasil Noticia- Quais as principais Leis de sua autoria nesse primeiro mandato?

Deputado-   Uma das leis de minha autoria beneficia entidades filantrópicas.  Sou autor da lei que altera a Política da Pesca no Estado de Mato Grosso, que prevê a doação de todos os exemplares de pescado apreendidos as entidades filantrópicas no município onde ocorreu a apreensão.Com a lei há mais clareza na forma de destinação do pescado apreendido, evitando um direcionamento irregular e até ilegal e, desta forma, sendo doado ás entidades regularmente credenciadas.

 

Brasil Noticia- Deputado quais frentes   de trabalhos o senhor vem coordenando na AL-MT?

Deputado- Sou idealizador e coordenador dos trabalhos da Frente Parlamentar para o Desenvolvimento Econômicos e Social Sustentável dos Municípios do Vale do Rio Cuiabá. Lá destaco as ações realizadas em prol da Baixada Cuiabana. Entre elas participei de uma reunião com o superintendente de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) da época, Cléber Ávila.  No decorrer dos trabalhos, também participei juntamente com o deputado federal Fábio Garcia, de uma reunião com a diretoria do Banco Internacional de Desenvolvimento (BID), para a possibilidade de um investimento nos moldes do projeto BID Pantanal.

 

 

Brasil Noticia- E no turismo, o senhor propôs alguma lei?

Deputado-  A lei da Rota do Peixe do Vale do Rio Cuiabá, é de minha autoria. Essa foi uma grande conquista para a população da baixada cuiabana.  A ideia é promover o desenvolvimento econômico e social sustentável dos municípios do Vale do Rio Cuiabá.  Além da lei da Rota do Peixe em Bonsucesso, eu intervi junto com a Concessionária Rota do Oeste, a realização de obras na Rodovia dos Imigrantes aos finais de semana, nos trechos que dá acesso á comunidade.

 

Brasil Noticia- Existe alguma lei de sua autoria que beneficia as mulheres?

 

Deputado-  Existe uma lei de minha autoria que declara como Utilidade Pública a Associação das Mulheres Solidárias Joana D'arc, localizada no bairro Ouro Fino em Cuiabá. A entidade atende pelo menos 200 pessoas por semana e conta com 17 mulheres voluntárias, que revezam na preparação de sopão, além dos amigos e empresas solidárias ä causa, que fazem doação.  O Instituto Joana D'arc, também foi declarado como Utilidade Pública, graças a lei de minha autoria. O objetivo é promover o bem-estar socioambiental, resgatando valores pessoais, culturais da família, apoiando projetos sociais em diversas áreas, colaborando para o desenvolvimento moral e ético da população.

Brasil Noticia- Quais outros projetos direcionados a população de sua autoria foram aprovados?

Deputado- A lei que institui a meia-entrada aos doadores de sangue e a ampliação do benefício aos cadastrados no Registro   Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea é de minha autoria. A minha preocupação é aumentar o número de doadores e manter a atualização do endereço dos Voluntários.

 Brasil Noticia- E na área da gastronomia, foi instituída alguma regra?

Deputado- O Festival do Pastel no município de Jangada, através do meu projeto de lei, foi para o Calendário Oficial de Mato Grosso. É um evento importante, que envolve a economia e cultura da região, incluindo o potencial turístico da cidade.

Brasil Noticia-  Um dos seus trabalhos é voltado para a Agricultura Familiar do Estado, recursos serão destinados para o desenvolvimento desse setor?

 

Deputado- Com afinalidade de mudar a vida do homem no campo, uma das conquistas no ano passado foi na lei que prevê a qualificação na normativa do Fundo de Transporte e Habitação, o Fethab, a destinação de 7 a 10% dos recursos deste fundo á Agricultura Familiar. Essa ação foi possível por meio de uma emenda conjunta dos deputados. Na época apresentada ao projeto, pela Comissão de Fiscalização, Acompanhamento e Execução Orçamentária, na qual sou vice-presidente. 



AVALIE:
1
0
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Enquete

Quantas vezes você já doou sangue?

Uma vez

Duas vezes

Três ou mais

Nunca

  • Parcial Votar

PREVISÃO DO TEMPO

NEWSLETTER

Preencha o formulário abaixo para
receber nossa newsletter:




Copyright © 2014 Brasil Notícia - Todos os direitos reservados. É proibida a reproduçao total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização por escrito dos responsáveis.