O 2º Comida de Senzala é um evento gastronômico e cultural, com o intuito de promover e fortalecer a visibilidade da cultura e heranças afro-brasileiras, do bairro Boa Vista em Nova Lima-MG, através do resgate da culinária dos escravos - a comida de senzala, que é a base da nossa gastronomia.
A comida
Feijoada, dobradinha com feijão branco, bolinho de feijão, quibe artesanal com vários recheios como ora-pro-nobis, quiabo e cansanção; e outras delícias como carnes na chapa, linguiça defumada, pastéis, mandioca e batata frita serão servidas no 2º Comida de Senzala neste domingo, dia 24, das 10h às 19h, no bairro Boa Vista.
O evento promovido pela Associação Bomserá com apoio da Prefeitura promete oferecer entretenimento, música, cultura e diversão para toda a família. A programação inclui Guarda de Congado, rodas de Samba, exposição fotográfica, grupos de capoeira, Chorinho e show de Blues.
Consciência Negra
A 2ª edição do Comida de Senzala é uma homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado dia 20 de novembro. A data serve para refletir sobre a importância do negro e das raízes africanas na formação da sociedade e cultura do Brasil.
A música, a política, a religião e a gastronomia entre várias outras áreas foram profundamente influenciadas pelo povo africano. Este é um dia de conscientizar a sociedade no combate ao preconceito.
Dessa forma, o Bomserá marca novamente um importante momento de promoção e valorização da cultura negra do bairro Boa Vista. Antigamente chamado de Timbuctu, o bairro foi formado por escravos que trabalharam nas minas de ouro -, daí sua importância na formação histórica e social da cidade.
PROGRAMAÇÃO:
10h: Início das barracas de gastronomia típica, cervejas artesanais, bebidas em geral, e, produtores de cachaça artesanal da Confala.
11h: Abertura do evento: Guarda de Congado "Marujos de Nossa Senhora Aparecida” -Rua do Lazer
12h: “Samba de Chaveiro”
-Visita guiada aos Bomserás do bairro Boa Vista
-Abertura da Exposição fotográfica “Memórias da Cultura Negra do Bairro Boa Vista e região.
13h: Grupo de Capoeira do Mestre Jaiminho e Belo Arte Capoeira.
14h: Chorinho “Mozart no Choro”
15h: Show da banda “Doctor Ray Blues Band”
16h: Apresentaçao musical Davi e Gui
16h40: Samba de Roda da Boa Vista
19h: Encerramento
Programação do 2º Comida de Senzala": Assessoria
