22 de Maio de 2017

Facebook Twitter Google Plus rss
Mapa do Brasil
Sexta, 24 de fevereiro de 2017, 12h09 Tamanho do texto A- | A+


CONSUMIDOR / CONSUMIDOR

Mesmo preocupado com dívidas, consumidor está mais otimista com economia

Imagem da Agência Brasil

Clique para ampliar



Embora esteja mais preocupado em pagar as dívidas e pouco confiante de que a situação financeira particular vá melhorar em breve, o consumidor está pouco a pouco recuperando o otimismo em relação à economia brasileira. É o que aponta o Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (Inec), divulgado hoje (24), pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

 

No geral, o Inec melhorou 0,6% em fevereiro em comparação a janeiro deste ano, passando de 103,8 pontos para 104,4 pontos. É uma marca ainda inferior à média histórica de 108,7 pontos, mas que mantém a tendência a uma elevação gradual. Em dezembro de 2016, o índice alcançou 100,3 pontos. Já se comparado a fevereiro de 2016, o resultado foi 5,8% melhor.

 

Já os indicadores de endividamento, renda própria e situação financeira caíram em relação a janeiro. “Isso indica que, apesar do otimismo em relação aos preços e ao emprego, os brasileiros estão mais endividados e pouco confiantes de que sua renda e sua situação financeira irão melhorar no futuro próximo”, destaca a CNI.

 

Quanto maior o índice, maior o percentual de respostas positivas, ou seja, maior o percentual de pessoas que apostam em queda da inflação e do nível de desemprego, aumento da renda pessoal e das compras de bens de maior valor, com melhora da situação financeira das famílias ou menor endividamento.

 

Metade dos itens que compõem o INEC teve crescimento em fevereiro: compras de bens de maior valor (3,6%), inflação (3,0%) e desemprego (2,2%). Na comparação anual, a alta da expectativa em relação à redução da inflação é de 16%, patamar 4,8% acima da média histórica.

 

Pesquisadores do Ibope ouviram 2002 entrevistados em 143 cidades, entre 16 e 20 de fevereiro. (As informações são da Agência Brasil).



AVALIE:
0
0
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Enquete

Quantas vezes você já doou sangue?

Uma vez

Duas vezes

Três ou mais

Nunca

  • Parcial Votar

PREVISÃO DO TEMPO

NEWSLETTER

Preencha o formulário abaixo para
receber nossa newsletter:




Copyright © 2014 Brasil Notícia - Todos os direitos reservados. É proibida a reproduçao total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização por escrito dos responsáveis.