Sábado, 17 de Novembro de 2018

Cidades
Sexta-feira, 02 de Novembro de 2018, 09h:22

Cuiabá/ MT

Sema autoriza funcionamento teste de 1º crematório em Cuiabá, por seis meses

Fonte: RD NEWS

Divulgação /Crematório Bom Jesus é autorizado pela Sema para funcionar por seis meses como teste

A secretaria de Estado de Meio Ambiente emitiu na quarta (31) uma autorização teste de seis meses para o Crematório Bom Jesus que instalado em Cuiabá. O título emitido atende o artigo 29 da resolução 316 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), que determina que a primeira verificação do cumprimento aos Limites Máximos de Emissão será realizada em plena capacidade de operação e deve necessariamente preceder à expedição da Licença de Operação (LO), que por sua vez não poderá ultrapassar os seis meses do início da partida da unidade.

De acordo com a assessoria da pasta, isso significa que para emissão do título definitivo, a Sema precisa receber os testes satisfatórios da emissão de gases em uma situação real de cremação de cadáveres humanos. Os pré-testes foram realizados com suínos e os limites de emissão de gases nesta etapa atenderam os limites legais.


A pasta esclarece ainda que o processo em pauta teve início em 2013 e é analisado por uma equipe multidisciplinar de engenheiros sanitaristas e biólogos. Ao longo desse período, foram emitidas 22 notificações para assegurar a qualidade do meio ambiente no entorno da região. Entre as pendências apontadas podemos citar: esgotamento sanitário, estudos geológicos e hidrológicos do entorno, destinação de resíduos sólidos, estudo de impactos ambientais no lençol freático, eficácia operacional e ambiental do crematório e destinação adequada de resíduos sólidos. À medida que as pendências foram sanadas, o processo foi evoluindo.

Diante das características do empreendimento, a Sema busca atender critérios técnicos e científicos para assegurar a não emissão de gases poluentes que podem ser nocivos à saúde humana e ao meio ambiente, bem como prevenir a possível contaminação do solo e lençol freático. Assim, a Sema reitera sua missão de promover a conservação ambiental e a sustentabilidade.

Na manhã desta quinta (1), representantes do crematório apresentaram as instalações aos visitantes do Cemitério Bom Jesus de Cuiabá.

Comentários










COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site. Clique aqui para denunciar um comentário.