Quinta-feira, 13 de Agosto de 2020

Cidades
Quarta-feira, 06 de Maio de 2020, 10h:47

PANDEMISecretário de Saúde de Mato Grosso, Gilbert

Secretário de Saúde já fez 4 testes de Covid-19

Em Mato Grosso, mais de 600 profissionais da saúde estão afastados, maior parte deles preventivamente, por ser do grupo de risco e em isolamento domiciliar.

Redação

Secretário de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo, 59 anos, informou na manhã desta quarta-feira (06), durante live com os jornalistas, que já fez quatro testes da Covid-19 e todos deram negativos.

O secretário faz parte do grupo de risco, pois é diabético e portador da doença de Crohn (doença inflamatória séria do trato gastrointestinal).

“Minha vontade era ficar em casa, em isolamento social, mas minha função não permite. Hoje, no entanto, preciso me proteger um pouco mais. Estamos definindo com nossa equipe qual a metodologia para estar menos vulnerável”, disse.


Ao iniciar a live, Gilberto ainda frisou que ficaria de máscara porque havia mais pessoas na sala e a medida era para não colocá-las em risco.


Desde o início da pandemia, o secretário enfatiza que tem visitado muitas unidades de saúde, viajado para o interior. E, sempre apontou que o isolamento social é a principal medida para evitar a disseminação do vírus.


Profissionais afastados

Em Mato Grosso, mais de 600 profissionais da saúde estão afastados, maior parte deles preventivamente, por ser do grupo de risco e em isolamento domiciliar.

Balanço
Os casos confirmados estão em Cuiabá (148), Rondonópolis (50), Sinop (21), Várzea Grande (21), Tangará da Serra (13), Primavera do Leste (10), Jaciara (10), Cáceres (10), Mirassol D’Oeste (8), Lucas do Rio Verde (8), São José dos Quatro Marcos (6), Nova Mutum (5), Sorriso (4), Confresa (4), Barra do Garças (4), Querência (3), Peixoto de Azevedo (3), Ipiranga do Norte (3), Curvelândia (3), Rio Branco (2), Pocone (2), Jangada (2), Canarana (2), Aripuanã (2), Alta Floresta (2), Vila Bela da Santíssima Trindade (1), União do Sul (1), Rosário Oeste (1), Poxoréu (1), Pontes e Lacerda (1), Pontal do Araguaia (1), Nova Monte Verde (1), Lambari D’Oeste (1), Conquista D’oeste (1), Chapada dos Guimarães (1), Campo Novo do Parecis (1) e residentes de outros Estados (9).

Nas últimas 24 horas, surgiram 22 novas confirmações em Cuiabá (3), Várzea Grande (4), Tangará da Serra (3), Sinop (1), Primavera do Leste (1), Jaciara (1), Sorriso (4), Querência (1), Curvelância (1), Chapada dos Guimarães (1), Rosário Oeste (1) e residentes de outro estado (1).

Dos 366 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 109 estão em isolamento domiciliar e 215 estão recuperados. Há ainda 29 pacientes hospitalizados, sendo 18 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 11 em enfermaria.

No boletim, a SES também divulga que a rede do Sistema Único de Saúde (SUS) dispõe, atualmente, de 96 leitos de UTI e 395 leitos de enfermaria especificamente para pacientes com coronavírus no Estado.

Considerando o número total de casos em Mato Grosso, 57% dos diagnosticados são do sexo feminino e 43% masculino; além disso, 184 pacientes têm faixa-etária entre 36 a 55 anos. O documento ainda aponta que um total de 2.248amostras já foram processadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-MT) e que, atualmente, restam 110 amostras em análise laboratorial.

Os pacientes são devidamente acompanhados pelas equipes de Vigilância Epidemiológica do Estado e dos municípios. Mais informações estão detalhadas na Nota Informativa divulgada diariamente pela SES disponível neste link, a partir das 17h.

Comentários










COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site. Clique aqui para denunciar um comentário.