Quarta-feira, 20 de Novembro de 2019

Cidades
Quarta-feira, 30 de Outubro de 2019, 10h:12

Serviço de limpeza urbana

Prefeitura de Valparaíso de Goiás não recolhe lixo há três meses, diz morador

Redação: Brasília

Reprodução

Moradores do bairro Parque Esplanada II na cidade de Valparaíso de Goiás, entorno de Brasília-DF, relatam que a prefeitura de Valparaíso não recolhe o lixo das ruas há mais de três meses.

De acordo com o morador Renato Ribeiro, ao ligar na prefeitura, eles dizem que não podem fazer nada se a população não é educada e joga lixo na rua.

Segundo a dona de casa Caetana Anastácia, o caminhão de coleta nem passa perto do monte lixo.

Veja o vídeo gravado por um morador da região.  

Em nota, a prefeitura informou que o Governo Municipal de Valparaíso de Goiás, por meio da Secretaria de Infraestrutura, Habitação e Serviços Urbanos promove com frequência mutirões de limpeza nas áreas públicas e em vários terrenos baldios, no entanto, estes lotes são alvo de populares que fazem o descarte irregular de entulho ou lixo.

A Superintendência dos Serviços de Fiscalização Municipal (SUSFIM) encaminhou fiscais para averiguar a situação e notificar os proprietários dos lotes baldios para tomar as devidas providências, conforme estabelece o Código de Posturas (O proprietário de terreno ou lote vago é obrigado a mantê-lo limpo e capinado, isento de quaisquer materiais, plantas e animais nocivos à coletividade). 

Quando a notificação não é cumprida, o proprietário arca com os custos de manutenção realizados pela administração pública municipal — multa.Lembramos ainda que quem for pego pela fiscalização jogando lixo doméstico, entulho (Resíduos Sólidos da Construção Civil), restos de poda, móveis e eletrodomésticos velhos em local inadequado é penalizado com multa.

É importante ressaltar ainda que a coleta de lixo no bairro Esplanada II está em dias e que o lixo doméstico deve ser devidamente acondicionado em sacos plásticos para a coleta.Para que áreas assim permaneçam limpas contamos com a colaboração e conscientização dos munícipes, pois o manejo de resíduos representa responsabilidade social e, acima de tudo, um dever de todo o cidadão. 

Pedimos ainda que a população nos ajude denunciando – Ouvidoria Municipal (61) 3627-9595 / 3627-0809".

 

Comentários










COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site. Clique aqui para denunciar um comentário.