Sábado, 26 de Setembro de 2020

Cidades
Quarta-feira, 09 de Setembro de 2020, 15h:42

PINT OF SCIENCE

Cerveja é tema da primeira noite do evento internacional de popularização da ciência

O evento gratuito segue com programações para os dias 9 e 10 de setembro, a partir das 17h30, com transmissão ao vivo, pelo Youtube e Facebook da Seciteci

Redação

Redação

Assuntos científicos que geralmente são discutidos e aprofundados em ambientes universitários ou centros de pesquisa ganham um novo local de debate. Idealizado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), nesta terça-feira (08) ocorreu a primeira noite do Pint of Science, maior festival internacional de divulgação científica, em um ambiente descontraído, na cervejaria Louvada, em Cuiabá. O bate papo virtual foi sobre a produção e armazenamento da cerveja.

 

Este ano, o evento está sendo realizado em formato totalmente on-line, por causa da pandemia. O evento gratuito segue com programações para os dias 9 e 10 de setembro, a partir das 17h30 (horário de Mato Grosso) e será transmitido ao vivo, pelo Youtube e Facebook da Seciteci.

 

Na primeira noite, o assunto principal foi curiosidades sobre a cerveja. A pesquisa desenvolvida na área foi apresentada pela professora Jussara de Araújo da Unemat, que contou com a interação do público por meio das redes sociais.

 

“É uma oportunidade única de podermos mostrar para a população aquilo que a gente faz atrás dos cenários universitários, trazendo uma linguagem simples para que todos possam entender e participar e a interação do público foi muito bacana”, comentou a professora.

 

Segundo a superintendente de Desenvolvimento Cientifico, Tecnológico e de Inovação da Seciteci, Lecticia Figueiredo, centenas de pessoas participaram do bate papo virtual, responderam perguntas e ganharam brindes.

 

“Esta interação com o público e as dinâmicas realizadas durante a live, tornou a conversa virtual ainda mais descontraída, acho que esta é uma excelente forma de popularizar a ciência. Percebemos que as pessoas querem saber mais sobre as pesquisas e os pesquisadores querem falar para a população e então este canal foi criado”, disse.

 

O evento on-line contou com a participação da cantora Angelique Mileny, que na ocasião ressaltou a importância desta integração entre público, pesquisador e artistas. Ela afirma que participar deste encontro ficará gravado na memória.

 

“Estou me sentindo realizada e feliz, porque além de ser cantora eu sou engenheira e poder unir as duas coisas realmente me trouxe muita satisfação, é um marco na minha vida e na minha carreira”, disse.

 

Para participar, os interessados devem preencher o formulário disponível no Sympla AQUI. Os 150 primeiros inscritos ganharão uma caneca de brinde e poderão retirar a partir de 4 de setembro, na Cervejaria Louvada, localizada na Avenida das Torres, bairro Jardim Imperial, em Cuiabá. Durante as lives também serão sorteados alguns brindes para os participantes.

 

O evento que surgiu em 2013, neste ano é realizado simultaneamente em 10 países, integrando pesquisadores cientistas e a comunidade em geral, que se reúnem para expor estudos e discutir resultados de pesquisas de maneira informal em ambientes descontraídos, como bares, restaurantes e Pubs, proporcionando um canal direto de conversa entre os cientistas e a sociedade.

 

A proposta é divulgar conhecimento científico para o público em geral em mais de 100 cidades do mundo. Os principais países envolvidos são: Brasil, Alemanha, Austrália, Áustria, Canadá, Espanha, França, Irlanda, Itália e Reino Unido. No Brasil, pelo menos outras 73 cidades brasileiras vão realizar o evento.

 

Em Cuiabá é realizado pela segunda vez, com a parceria entre a Seciteci, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Cervejaria Louvada e a agência de publicidade Cria Estúdio.

 

Pint of Milk

 

Este ano, para atrair participação de crianças e adolescentes, o evento terá uma programação especial, o Pint of Milk, visando estimular curiosidades e futuros estudos na área científica. Este evento virtual será nos dias 9 e 10 de setembro, às 15h (horário de Mato Grosso).

A transmissão será da sede da Seciteci, por meio do canal do Youtube e Facebook da secretaria. No dia 9, a live será com a professora da Seciteci, Juliana Graziela, e no dia 10 com o professor da UFMT, Marcelo Marchiori.

 

Programação Pint Of Science

9 de setembro

17h30 (horário de Cuiabá) | Pint of Science | Talk "A ciência do nano e suas tecnologias" - Teldo Anderson da Silva Pereira (UFMT)

18h00 (horário de Cuiabá) | Pint of Science | Talk "O que (des)conhecemos sobre a biodiversidade" - Thadeu Sobral (UFMT)

- Participação especial da Banda The Xomanos

10 de setembro

17h30 (horário de Cuiabá) | Pint of Science | Talk "Epidemias em tempos de Mudanças Climáticas" - Eliane Ignotti (UNEMAT)

18h00 (horário de Cuiabá) | Pint of Science |Talk "Matemática e Ciência no estudo e controle de epidemias" - Moiseis Cecconello (UFMT)

- Participação especial da cantora Angela Custódio

Comentários










COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site. Clique aqui para denunciar um comentário.