Buriti adota cores da Espanha em homenagem a vítimas de atentado em Barcelona

Iluminação em vermelho e amarelo deverá ficar no palácio até domingo (20). Brasília tem relações culturais com o país ibérico

Imagem da Agência Brasília

O Palácio do Buriti adotou as cores da bandeira espanhola em homenagem às vítimas do atentado terrorista que deixou mortos e feridos em Barcelona. A nova iluminação deverá ficar no prédio até domingo (20).

Iluminação em vermelho e amarelo deverá ficar no palácio até domingo (20). Brasília tem relações culturais com o país ibérico
Iluminação em vermelho e amarelo deverá ficar no palácio até domingo (20). Brasília tem relações culturais com o país ibérico. Foto: Andre Borges/Agência Brasília

As tonalidades do Buriti estão agora divididas em vermelho e em amarelo desde quinta-feira (17), dia em que ocorreu o massacre na cidade europeia.

O governador Rodrigo Rollemberg publicou nota oficialem que manifesta apoio ao povo catalão e à prefeita de Barcelona, Ada Colau. No texto, ele repudia o que qualifica de “infames atos terroristas”.

De acordo com a chefe da Assessoria Internacional, Renata Zuquim, Brasília é uma cidade cosmopolita, sede de mais de uma centena de embaixadas e organismos estrangeiros. Por isso, tinha de manifestar solidariedade às vítimas e a seus familiares.

Governo de Brasília tem relações culturais e afinidades com a Espanha

O governo de Brasília tem relações culturais e afinidades com a Espanha. Em abril, Rollemberg foi a Madri, capital do país, receber o Prêmio de Capital Ibero-Americana da Paz.

O governador também se encontrou com o presidente espanhol, Mariano Rajoy, e com embaixadores daquele país.

Ataque terrorista em Barcelona

Na quinta, uma van invadiu uma das áreas turísticas mais visitadas da cidade espanhola — a La Rambla, uma avenida de 1,2 quilômetro para passeio de pedestres. O atentado deixou pelo menos 14 mortos (números em atualização) e mais de 100 feridos.

Nesta sexta-feira (18), o governo espanhol prestou um minuto de silêncio em homenagem às vítimas. Também foi decretado luto oficial de três dias no país.

Assistência às vítimas e às famílias

De acordo com o Itamaraty, não há identificação de brasileiros entre as vítimas. O Consulado-Geral do Brasil está no local para monitorar a situação.

Se algum brasileiro precisar de assistência ou souber de alguma informação pode ligar para os números (61) 2030-8803 ou 2030-8804, no Brasil, das 8 às 20 horas.

Caso alguém queira falar com o Consulado-Geral do Brasil, em Barcelona, o contato deve ser feito pelo telefone +34 659 078 057.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*