Brasil garante mais duas medalhas no judô da Universíade

Reprodução/Redes sociais

A judoca brasileira Eleudis Valentin ficou com a medalha de prata ao ser derrotada hoje (22) pela japonesa Rina Tatsukawa, na final da categoria até 52kg da Universíade de Taipei. Minutos depois, Tamires Crude venceu a italiana Anna Righetti e garantiu o bronze na categoria até 57kg.

Com a medalha pendurada no pescoço, Tamires se emocionou ao comentar a vitória e considera que a dinâmica da luta só virou a seu favor na prorrogação.

“Eu não estava tão bem na luta. Até o quarto minuto não consegui fazer muita coisa. Ela [a italiana] estava com dois shidos de vantagem, mas eu consegui aplicar o golpe e fui muito feliz,”disse.

A disputa de Eleudis terminou quando a adversária japonesa marcou um ippon no golden score, retirando as chances de a brasileira chegar ao topo do pódio. Eleudis é aluna-atleta de educação física na Universidade Paulista (Unip) e foi condecorada hoje com sua primeira medalha em Universíades. Ela já havia participado da edição de 2015, na Coreia do Sul.

Para Eleudis, a derrota na final não será motivo de tristeza, porque ela avalia que travou uma luta em que esteve em pé de igualdade com sua adversária.

“Essa competição é de nível mundial, é um passo para a minha carreira e para as Olimpíadas. Queria o ouro, mas com a prata eu vou dormir contente,” explicou.

Na briga pelo terceiro lugar no pódio da categoria até 57kg, a aluna-atleta de administração da Estácio de Sá levou a melhor, quando marcou um wazari aos 22 segundos do golden score.

Com as medalhas de hoje, sobe para quatro o total obtido pelo judô brasileiro. Ontem, Bárbara Timo conquistou a medalha de ouro na categoria até 70kg e Vinicius Panini ficou com o bronze na de até 81kg. Em outras modalidades, o Brasil tem até agora a medalha do nadador Henrique Martins, que também garantiu o bronze na prova 50 metros borboleta.

A Universíade de 2017 reúne em Taipei mais de 10 mil atletas universitários de 21 modalidades, e o Brasil está representado em 14 delas. Na delegação brasileira estão 19 atletas que representaram o país nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, entre eles o lutador de taekwondo Maicon Andrade, que conquistou o bronze olímpico. As informações são da Agência Brasil/Central de conteúdo.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*